Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como proteger seus cabelos do suor durante os treinos: dicas práticas

A transpiração durante o treino pode ressecar as suas madeixas. Saiba como protegê-las contra os danos!

Por Juliany Rodrigues
15 abr 2025, 14h00 • Atualizado em 3 jun 2025, 22h47
suor danifica o cabelo cuidados pré e pós-treino
Veja dicas para cuidar dos cabelos no pré e pós-treino | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A transpiração excessiva durante os treinos pode ser uma grande vilã para a saúde e aparência dos cabelos. O suor carrega sais minerais que puxam a água da fibra capilar, deixando os fios mais ressecados e fragilizados. Além disso, o acúmulo dele no couro cabeludo pode piorar a oleosidade e favorecer a proliferação de microrganismos.

    “Geralmente, a transpiração aumenta a oleosidade do couro cabeludo, piorando o aspecto de cabelo sujo e mal cuidado, além de alterar o pH da região, o que pode causar a proliferação de fungos, aumentar a descamação e causar dermatite seborreica”,  explica a dermatologista Julyanna do Valle.

    Entretanto, a boa notícia é que, com algumas dicas simples, você consegue manter a sua rotina de atividades físicas sem comprometer o aspecto das suas madeixas.

    Siga

    A seguir, Boa Forma separou os principais cuidados que você deve ter no pré e pós-treino. Confira:

    Dicas de cuidados com os cabelos pré e pós-treino

    • Para o pré-treino:

    1. Mantenha um ritual de cuidados

    Para manter os fios protegidos contra os danos do suor, é importante ter um ritual de cuidados com bons produtos no dia a dia.

    Use shampoos que limpem sem agredir, aposte em condicionadores emolientes e não esqueça de aplicar máscaras de tratamento pelo menos uma vez na semana.

    Continua após a publicidade

    2. Use shampoo a seco

    Borrifar shampoo a seco na raiz uma hora antes de começar a se exercitar pode ser uma boa ideia para proteger os fios contra a transpiração excessiva. O produto funcionará como uma barreira e irá absorver o suor.

    Mas lembre-se: o shampoo a seco não substitui a lavagem e não deve ser utilizado de forma exagerada.

    3. Prenda o cabelo

    Prender o cabelo ajuda a minimizar o contato entre os fios e a transpiração e contribui para que você sinta mais confortável durante a execução dos movimentos.

    “Atenção: não tensione muito o elástico, pois pode causar quebra e danos aos fios. Opte por penteados mais soltos e gentis com os cabelos”, alerta o dermatologista Dr. Amilton Macedo.

    4. Utilize um protetor térmico/leave-in ou um óleo capilar

    Passar um creme de proteção térmica ou leave-in nos fios diminui os efeitos negativos da transpiração, evitando o embaraço, a quebra e o frizz.

    Continua após a publicidade

    Aplicar um óleo capilar no comprimento dos cabelos também é uma ótima dica, pois o produto auxilia na proteção contra o suor e o atrito constante.

    • Para o pós-treino:

    1. Não prenda os fios molhados de suor

    Se os seus cabelos estiverem muito molhados de suor, o melhor a se fazer é soltá-los para evitar a proliferação de fungos e bactérias e o surgimento de sintomas como coceiras e descamação.

    Uma outra ideia é utilizar uma toalha de algodão para remover o excesso da umidade do couro cabeludo, fazendo leves pressões e sem esfregar.

      2. Lave bem os cabelos

      Após a prática de atividades físicas, a lavagem dos cabelos com um shampoo suave auxilia na remoção do acúmulo de suor e de sujeiras.

      Continua após a publicidade

      Além disso, a aplicação de um condicionador emoliente e hidratante no comprimento colabora para o desembaraço e para recuperar a sedosidade.

      Vale destacar que a água deve estar fria ou morna, uma vez que, em temperaturas muito altas, pode fragilizar e danificar ainda mais os fios.

      3. Seque com cuidado

      Na hora de retirar o excesso de água do cabelo, não esfregue a toalha comum nos fios, pois fazer isso contribui para o surgimento de frizz e para a quebra.

      O ideal é que esse processo seja realizado com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão e sempre com movimentos delicados.

      Depois do treino, usar secadores, chapinhas ou babyliss pode não ser a melhor opção,  já que essas ferramentas podem aumentar as chances de possíveis problemas.

      Continua após a publicidade

      Acompanhe o nosso WhatsApp

      Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

       

       

      Publicidade

      Essa é uma matéria fechada para assinantes.
      Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.