Muitas vezes você pode sentir que está fazendo tudo certo com a hidratação corporal, mas seus cotovelos estão sempre com um aspecto ressecado. Apesar de ser um pouco frustrante, isso não é incomum, uma vez que a pele dos cotovelos (e joelhos!) possuem texturas diferentes.
POR QUE O COTOVELO FICA MAIS RESSECADO QUE O RESTO DO CORPO
“É uma área naturalmente mais ressecada, com menos glândulas sebáceas. Além disso, os cotovelos sofrem mais atrito como, por exemplo, apoiar os braços em uma mesa e também atrito das roupas. Em resposta, o organismo ‘engrossa’ mais a pele dessa região, como forma de defesa, tornando a pele mais ressecada e às vezes com coloração mais escura”. explica a dermatologista Cláudia Sandri. A área também é propícia a sofrer doenças como psoríase e a hiperceratose palmo plantar, formando uma lesão bem grossa que necessita de cuidados dermatológicos.
COMO CUIDAR DOS COTOVELOS
Algumas condições no nosso dia-a-dia podem agravar o ressecamento da área: apoiá-los sobre superfícies, banhos quentes, sabonete, alimentação (sim!) e até mesmo tecido sintético ou diabetes.
- skincare específico
Hidratar diariamente com hidratantes especiais é a chave. De acordo com o dermatologista Werick França, apostar em cremes com bases de aloe vera para recuperar a pele danificada, assim como produtos com avelã, coco e argan também são indicados. “Hidratantes específicos contendo ureia, lactato de amônio, dexpantenol, ácido salicílico são indicados” completa Cláudia.
- cuidados extra
Beber água, se alimentar bem e realizar esfoliações 1x por semana seguidas de hidratação também ajudam a manter a hidratação dessa região.