Continua após publicidade

Como esfoliar o couro cabeludo

Enfrenta oleosidade e ressecamento ou está buscando fios mais saudáveis: a esfoliação pode te ajudar

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 11 jul 2022, 17h56 - Publicado em 11 jul 2022, 10h00
mulher com cabelo sobre o rosto, mar ao fundo
 (Yoann Boyer / Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade

Para ter cabelos fortes, brilhantes e saudáveis, o couro cabeludo é a chave principal. Claro, cuidar dos fios do cabelo com hidratação, nutrição, umectação é importante, mas mantendo o couro cabeludo em forma, você pode criar um ambiente ideal para o crescimento saudável do cabelo.

Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios de esfoliar o rosto, mas esse cuidado pode favorecer muito mais do que a pele. “A esfoliação capilar tem a mesma a finalidade da esfoliação que fazemos na pele, ou seja, ela tem a função de limpar as células mortas, resíduos como a oleosidade e a caspa. Também ajuda a retirar resíduos de cremes para pentear, ativadores de cachos e da própria tintura que se aloja no couro cabeludo. Com o couro cabeludo limpo, a absorção de nutrientes será muito melhor”, conta José Roberto Fraga Filho, dermatologista.

QUEM PODE ESFOLIAR O COURO CABELUDO?

Maria Eduarda Pires, médica dermatologista, explica que esse tipo de cuidado é indicado principalmente para aqueles que possuem o couro cabeludo mais oleoso ou para quem usa muitos cosméticos no cabelo. Já aqueles que têm o couro sensível ou algum quadro de dermatite na pele precisam ter cuidados extras, já que a prática frequente da esfoliação capilar acaba removendo o manto hidrolipídico e deixa a área suscetível à ação de agentes externos que podem causar quadros de alergias.

COMO ESFOLIAR O COURO CABELUDO

A maneira como se esfolia, na verdade, depende do tipo de couro cabeludo. “Se você tem um couro cabeludo sensível, dermatite irritativa ou uma psoríase (é uma doença que vai piorar por conta do fenômeno de Kebner) não se deve fazer” conta Meire Gonzaga, dermatologista.

  • Pele normal

“Antes de realizar o procedimento, o indicado é consultar um dermatologista para prescrever o melhor produto a ser utilizado. O recomendado para quem possui pele e couro cabeludo normais é apostar na esfoliação capilar pelo menos uma vez por semana. A aplicação deve ser feita durante o banho, antes do uso do shampoo e com movimentos circulares” conta Maria Eduarda Pires.

  • Pele seca

Também conhecido como peeling capilar, a técnica de esfoliação favorece o crescimento do cabelo e o fluxo de nutrientes. Para aqueles que possuem a pele da região seca, o indicado é realizar o procedimento a cada 15 dias. “O processo é simples: aplicar o esfoliante capilar indicado para o seu tipo de fios, massagear o couro cabeludo com movimentos circulares e deixar agir por alguns minutos. Por fim, aplique o shampoo e o condicionador de acordo com a necessidade do seu cabelo e rotina de hair care indicada pelo seu médico dermatologista” explica Maria.

  • Pele oleosa

A esfoliação capilar para quem possui pele e couro cabeludo oleosos pode ser feita em casa ou em salão de beleza utilizando um produto específico para esse cuidado com os fios. A aplicação deve ser realizada antes do shampoo e com movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos. “Mas, atenção, é importante evitar o uso dessa fricção no comprimento dos fios. Deixe o produto agir e enxágue. Na sequência, finalize a lavagem como de costume. A frequência indicada deste procedimento é de duas vezes por semana” conclui a dermatologista.

Publicidade