Continua após publicidade

Como cuidar da pele no pós-parto?

Veja como recuperar a vitalidade da pele após a gestação

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 17 Maio 2023, 21h38 - Publicado em 9 Maio 2023, 16h43

Com a chegada do bebê, a mulher precisa adaptar completamente a sua rotina, ficando muitas noites sem dormir e também sem tempo para se cuidar. Como consequência disso, a pele tende a ficar mais ressecada e surgem as temidas olheiras.

Além disso, o pós-parto é o momento de lidar com a flacidez e com outros problemas deixados pela gestação, por exemplo, cicatrizes de acne e manchas escuras. Afinal, a gente sabe que, por envolver intensas alterações hormonais, ela mexe (e muito) com o corpo da mulher.

De acordo com a Dra. Fernanda Nichelle, médica pós-graduada em Dermatologia, o cloasma, condição que provoca manchas na pele, é um dos principais problemas que podem surgir tanto durante a gravidez quanto após. Entretanto, a boa notícia é que ele pode ser tratado.

“Existem várias maneiras para combatê-lo, mas é preciso ter muito cuidado, porque, no pós-parto, a mulher provavelmente vai estar amamentando e, na gestação, ela está com o bebê na barriga. Então, muitos produtos não devem ser usados nesses períodos, porém alguns ácidos são liberados, por exemplo, o azelaico”, conta.

Continua após a publicidade

A seguir, você confere quais cuidados são indispensáveis para manter a pele saudável no pós-parto:

1

Hidrate-se

Reforce a ingestão de água, pois ela pode ajudar a combater o ressecamento da pele e a diminuir a aparência das olheiras. Também não se esqueça de incluir cosméticos hidratantes na rotina de skincare. Uma sugestão é aplicá-los duas vezes ao dia, após a etapa de limpeza do rosto.

Ah, e vale lembrar que a água também é essencial para lidar com a flacidez, já que favorece a renovação das fibras de colágeno e de elastina, contribuindo para a melhora da elasticidade da pele.

2

Cuide das manchas e aplique o protetor solar

Se você notou o surgimento de manchas no seu rosto após a gravidez, saiba que, com o passar do tempo, elas costumam desaparecer naturalmente. Apesar disso, a Dra. Fernanda ressalta que existem diversas tecnologias e produtos que podem ser prescritos por um dermatologista para tratar essas alterações, sejam elas causadas por espinhas ou pelo cloasma.

Continua após a publicidade

3

Tenha uma alimentação saudável

Um dos maiores segredos para ter uma pele bonita e livre de problemas é manter uma alimentação equilibrada. No pós-parto, vale a pena priorizar o consumo de alimentos ricos em proteínas, ômega 3 e ferro, pois eles atuam no estímulo da produção de colágeno, proporcionando uma pele mais firme e viçosa.

Continua após a publicidade

Os alimentos que têm propriedades antioxidantes, por exemplo, abacaxi, laranja, morango, cenoura, pepino, espinafre e peixes são interessantes para reduzir as olheiras e o inchaço dos olhos.

 

Publicidade

Publicidade