Com o aumento da expectativa de vida da população, aumenta também o desejo de envelhecer bem, por dentro e por fora. E é como consequência dessa maior expectativa que vemos também o crescimento da preocupação com cuidados estéticos que buscam a prevenção — em oposição a plásticas para reverter os sinais da idade apenas após eles chegarem.
No talk “Procedimentos estéticos que cabem na sua rotina e te ajudam a manter sua melhor versão“, que aconteceu no último dia 11 na Casa Clã, as convidadas dermatologistas Dra. Maria Fernanda Tembra e Dra. Maria Paula Del Nero conversaram com a nossa redatora-chefe Helena Galante e revelaram que essa é uma tendência que vem crescendo muito nos consultórios.
“Eu falo que eu amo minhas pacientes jovens porque eu acho que elas começam a se cuidar muito mais cedo do que nossa geração na idade delas. E esse cuidado vai fazer diferença lá na frente, pois é muito mais fácil prevenir do que tratar”, diz Maria Paula.
Mas afinal, quais os cuidados essenciais para se envelhecer na sua melhor versão?
Na conversa, as médicas revelaram o básico para se cuidar para o futuro:
1Água
“Sabe como as modelos sempre dizem que o segredo da beleza é beber água? Então, é um deles, mesmo”, diz Maria Fernanda, que explica: a gente tem essa hidratação dentro das próprias células, então quando mais água nós bebemos, mais hidratada a pele vai ficar como um todo.
“É claro que você não precisa beber 3 litros de água como dizem as modelos, mas ingerir… E isso significa, além dos 2 litros de água que você toma, também receber o líquido através de alimentos que você come que são ricos em água, por exemplo.”
2Hidratante e Protetor Solar na pele
“Às vezes eu vejo pacientes de 13 anos querendo mais colágeno e eu digo que nesse idade você não precisa de mais, você já tem bastante. O importante agora é manter e, para manter, você precisa passar hidratante na pele e proteger dos danos do sol“, diz Fernanda.
Ainda nesse ponto de manter enquanto ainda temos bastante, é importante também dormir bem e evitar o estresse. Já que poucos horas de descanso e uma vida estressante também fazem com que sua “poupança de colágeno”, como dizem as médicas, vá embora.
3Poupança de colágeno com Sculptra
“O bioestimulador de colágeno está na moda. As pessoas acham que ele é a solução para todos os problemas — e mais ou menos é, mesmo”, brinca Maria Paula.
Colágeno é a proteína que dá sustentação à pele. Quando mais flácida uma pele, menos colágeno ela tem.
“A gente perde 1% de colágeno ao ano após os 29 anos. E quando você aplica o bioestimulador de colágeno, ele faz uma irritação na pele e essa irritação força o organismo a reparar a região, naturalmente produzindo mais colágeno. Então é o próprio corpo produzindo algo que ele já tem. O que tem um efeito natural, sem mudar as feições do rosto”, explica a médica Maria Fernanda.
A indicação é que você já comece a fazer a aplicação por volta dos 30 anos, para prevenir essa queda.
4Alimentação com pouco açúcar e gordura
Como explicaram as médicas no talk, patrocinado por Galderma, o açúcar refinado e a gordura excessiva atacam as células da pele, acelerando o envelhecimento. É por isso que, quando falamos de envelhecer bem no que diz respeito à derme, a alimentação equilibrada é um dos pilares mais importantes.
5Atividade física
Pois é, ela também é importante para uma pele mais jovial. “A atividade física libera endorfina e a endorfina é um importante hormônio para manter a jovialidade da pele”, diz Maria Paula.
SOBRE A CASA CLÃ
Organizada por CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica, a Casa Clã foi um evento destinado à celebração do Dia Internacional das Mulheres, e aconteceu do dia 8 a 11 de março, na Casa Higienópolis, em São Paulo. Sua programação contou com aulas, talks e ativações gratuitas. Para ver tudo o que rolou, é só clicar aqui.
A Casa Clã tem patrocínio de MSD e Buscofem, e apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, Sculptra, ANK Jewellery, LinkedIn e Senac.