Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Bolsas nos olhos: conheça as causas e tratamentos para desinchá-las

As bolsas nos olhos podem surgir por uma série de fatores, que vão desde uma noite mal dormida ao envelhecimento. Saiba tudo sobre o problema

Por Ana Paula Ferreira
5 jul 2023, 10h00 • Atualizado em 21 out 2024, 16h41
Veja quais são as melhores formas de tratar as bolsas nos olhos
Veja quais são as melhores formas de tratar as bolsas nos olhos (Freepik/Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade
  • É comum que, depois de uma noite mal dormida ou no dia seguinte de um happy hour, por exemplo, a gente acorde com a região do rosto mais inchada, resultando nas bolsas nos olhos.

    Esse, contudo, é apenas um dos motivos pelos quais isso pode acontecer. De acordo com a dermatologista Larissa Oliveira, da clínica Les Peaux, além de surgir por motivos transitórios, que são como os citados acima, o inchaço na região das pálpebras inferiores também pode ocorrer por conta do processo de envelhecimento da pele.

    Então, como é possível minimizar ou tratar esse problema? Veja, a seguir, o que dizem os profissionais da área!

    Siga

    Causas das bolsas nos olhos

    Como explica Larissa, existem duas causas para o surgimento das bolsas nos olhos.

    “O volume em excesso que aparece na pálpebra inferior dos olhos pode ter duas diferentes causas. A primeira é transitória, como inchaço e edema (retenção de líquido), e por uso de medicamentos específicos, com cortisol em doses altas”, ela aponta.

    De modo geral, então, as causas transitórias envolvem:

    Continua após a publicidade
    • Dormir mal;
    • Chorar;
    • Consumo de bebida alcoólica
    • Alto consumo de sódio;
    • Posição ao dormir;
    • Falta de hidratação da pele;
    • Crises alérgicas.

    “Já as permanentes, em geral, são decorrentes do processo de envelhecimento da pele: flacidez da região das pálpebras e exposição dos compartimentos de gordura dessa região”, completa a profissional.

    Isso, segundo ela, começa a ocorrer a partir dos 30 anos, que é quando o processo de envelhecimento se torna mais aparente.

    Predisposições para as bolsas nos olhos

    Algumas pessoas podem ter predisposições a desenvolver as bolsas nos olhos. Algumas delas são:

    Continua após a publicidade
    • Tabagismo;
    • Doenças tireoidianas;
    • Fatores genéticos;
    • Doenças respiratórias crônicas, como rinite e sinusite;
    • Uso crônico de medicamentos como cortisol;
    • Excesso de exposição solar na região.

    Tratamentos para as bolsas nos olhos

    De acordo com a dermatologista Carla Marchioro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o primeiro passo para evitar o inchaço abaixo dos olhos é manter uma vida com hábitos saudáveis, como dormir bem, hidratar o corpo, evitar bebidas alcoólicas e sódio em excesso e manter os cuidados com a pele.

    Quando a causa do problema é o acúmulo de liquido na região, é mais fácil tratá-lo.

    “As compressas geladas ajudam a fazer com que esse líquido diminua e reduza o inchaço, pois fazem uma vasoconstrição local, ajudando a diminuir o inchaço. Pode ser desde o uso de uma colher gelada no freezer, até uma compressa com chá de camomila gelado, que tem efeito calmante associado, soro gelado ou a clássica fatia de pepino”, aponta Carla, ressaltando que a drenagem linfática local também contribui para tirar esse líquido acumulado.

    Continua após a publicidade

    Já em relação à gordura e flacidez, é possível iniciar os tratamentos de prevenção desde cedo. Contudo, quando já formadas, as bolsas podem ser amenizadas com a ajuda de procedimentos específicos.

    “Costumamos optar por tratamentos que estimulam o colágeno, como laser de CO2 ou ablativo, ultrassons microfocados ou, então, os peelings, que podem agir na pele quando é algo mais superficial.”

    Por fim, em casos mais graves, a profissional diz que há como alternativa a blefaroplastia, cirurgia onde é possível retirar a bolsinha de gordura.

    Antes de adotar qualquer medida para tratar as bolsas nos olhos, contudo, o indicado é buscar um profissional para receber as orientações adequadas para cada caso.

    Continua após a publicidade

    Produtos para a área dos olhos

    Veja, a seguir, alguns produtos que contribuem para os cuidados com a região dos olhos, evitando, assim, as bolsas.

    Bastão para área dos olhos

    .

    Bastão para área dos olhos com aloe bela, feito para suavizar aquelas olheiras e amenizar sinais de cansaço, com efeito geladinho.
    Indicado usar duas vezes ao dia, pela manhã e de noite. Fórmula 100% vegana.

    Creme para área dos olhos

    .

    Formulado com ácido hialurônico e niacinamida, o produto hidrata, ajuda a suavizar e a prevenir linhas finas na região dos olhos e promove o clareamento das olheiras e outros sinais de cansaço. Possui textura leve e rápida absorção.

    Creme reparador para os olhos

    .

    Creme reparador para os olhos, que hidrata e restaura a barreira protetora na região. Possui textura leve e fluida que penetra rapidamente na pele. Enriquecido com 3 ceramidas e ácido hialurônico, ajuda a reduzir o aparecimento de olheiras e bolsas nos olhos.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.