“Você é o que você come” é uma das frases mais conhecidas quando se fala em nutrição. Isso porque a qualidade do que se põe no prato faz toda a diferença não só para o bom funcionamento do organismo, mas também para a beleza, uma vez que existe uma série de alimentos bons para a pele.
Alguns ingredientes são ricos em nutrientes que a derme precisa para ser nutrida e ficar bem cuidada. Sendo assim, é possível dizer que a saúde dela é construída de dentro para fora do corpo.
“Dependendo de como é a sua dieta, há uma influência positiva ou negativa dos alimentos na pele. Essa influência é ligada principalmente a três processos que estão relacionados: oxidação (maior produção de radicais livres), inflamação e glicação (endurecimento das fibras de colágeno por excesso de açúcares na dieta)”, aponta o dermatologista Daniel Cassiano, de São Paulo.
“Esses processos, por sua vez, estão ligados ao aparecimento acentuado de rugas, flacidez e manchas”, conclui ele.
Quais são os alimentos bons para a pele?
De acordo com a nutróloga Cristiane Coelho Ognibene, de São Paulo, a alimentação pode ajudar de várias formas a saúde da pele. Para isso, contudo, é preciso apostar em uma dieta bem diversificada e rica em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Outra dica é incluir cor no prato, por meio de opções que tenham vitaminas como A, C e E, betacaroteno e boas gorduras.
A seguir, veja quais são os alimentos bons para a pele!
1Pepinos
Uma pele saudável precisa ser bem hidratada. Sendo assim, alimentos ricos ou com alto teor de água são ótimos para ter uma derme bem cuidada, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos.
Sendo assim, opções como pepino, melancia, alface e melão são boas escolhas para adicionar ao prato.
2Ostras
As ostras são excelentes fontes de zinco, que mantém a defesa da pele contra infecções e promover a cicatrização de feridas, de acordo com pesquisadores chineses.
Segundo o estudo, outros minerais presentes nela, como o cobre e o selênio, podem ajudar a melhorar a elasticidade da derme, reduzir as rugas e evitar o estresse oxidativo, processo que afeta o colágeno e a elastina, prejudicando a firmeza da pele.
Abacate
Os lipídios (outra palavra para gorduras) têm um papel na manutenção da função de barreira e estrutura da membrana, promovendo o reparo e prevenindo o envelhecimento.
Assim, o abacate pode ser considerado um alimento bom para a pele, uma vez que é rico em gorduras e nas vitaminas A e C, que mantêm os tecidos fortes e previnem o ressecamento da pele.
Prova disso foi um pequeno estudo feito com 39 mulheres que tinham que ou comer um abacate diariamente ou continuar sua dieta normal. A conclusão foi que o consumo da fruta pode resultar em melhora da elasticidade e firmeza da pele facial.
Outras opções saudáveis que contêm gordura, assim como a fruta, são as nozes e sementes, o azeite de oliva e os peixes gordurosos.
4Salmão faz bem para a pele
Presentes no salmão, os ácidos graxos, como o ômega-3, também podem reduzir a inflamação e fornecer proteção antienvelhecimento, já que preservam o colágeno. Como resultado, é possível esperar uma pele mais firme e sedosa.
Além do peixe, também é possível encontrar esse nutriente em alimentos como nozes, sementes de chia e linhaça.
Caldo de osso (bone broth)
Bebida da moda, o caldo de osso entra na lista por ser rico em aminoácidos e colágeno. Estes nutrientes, por sua vez, oferecem suporte estrutural para vários tecidos do corpo, incluindo pele, cartilagem, tendões, ossos e tecido conjuntivo.
Com isso, uma alimentação rica nesse nutriente oferece benefícios como a redução de rugas, a melhora da elasticidade da pele e a diminuição do ressecamento.
6Nozes
As nozes contêm um tipo de vitamina E chamada gama-tocoferol, que demonstrou apoiar a regeneração da pele e prevenir danos à pele, de acordo com um estudo feito na Polônia.
Além disso, elas também fornecem ômega-3, o que é perfeito para quem não gosta de peixes gordurosos.