Continua após publicidade

Água de arroz para crescer cabelo: funciona?

Conversamos com uma dermatologista que explicou detalhes sobre a mais recente tendência de beleza que é febre no TikTok

Por Marcela De Mingo
19 out 2022, 08h00

A internet ama uma receita de autocuidado, ainda mais se for para os cabelos! Verdade seja dita, entre umectações com azeite de oliva e máscaras de abacate, é difícil saber o que realmente funciona.

Uma das táticas que têm ganhado popularidade nas redes sociais nas últimas semanas é o uso da água de arroz para fazer os fios crescerem. Com mais de 500 milhões de visualizações no TikTok, a hashtag #ricewater, isto é, “água de arroz”, em português, se tornou um sucesso das redes de vídeos rápidos. 

Dentre eles, muitas alegações de que famosas como Kim Kardashian e Cardi B fazem uso da receita para estimular o crescimento dos fios. Agora, vamos entender se isso, de fato, faz sentido? 

@audreyvictoria_

Boiled & fermented rice water ✅ ask rice water q’s below. I probably have the answer! #ricewater #ricewaterforhairgrowth #hairtok #hairinspo #longhair

♬ How Deep is Your Love (feat. Disciples) – Calvin Harris

COMO FUNCIONA O CRESCIMENTO CAPILAR

“O crescimento dos fios depende, basicamente, da programação genética de cada indivíduo”, explica a Dra. Anna Cecília Andriolo, dermatologista especialista em doenças dos cabelos e couro cabeludo. 

Continua após a publicidade

O ciclo do cabelo é composto por três fases: a de crescimento, de repouso e de expulsão do fio. Cada um dos fios que temos no couro cabeludo passa por esse processo, e quanto maior a fase de crescimento (chamada fase anágena), maior o crescimento em comprimento desse fio. 

“Normalmente, o crescimento do cabelo gira em torno de 1 cm por mês”, explica. “Algumas doenças capilares, como a calvície, podem diminuir a fase anágena e prejudicar o crescimento.”

Segundo a médica, os tratamentos visam reverter essa situação, aumentando o tempo da fase anágena, mas ainda assim respeitando a programação genética de cada pessoa. 

Um dos compostos mais famosos para esse processo é o Minoxidil, muito utilizado por homens e mulheres que lidam com alopecia. No entanto, a Dra. Anna alerta já de cara: não existem evidências científicas de que a água de arroz, apesar da popularidade, de fato tenha efeito no crescimento dos fios. 

A QUESTÃO DAS RECEITAS CASEIRAS E O USO DA ÁGUA DE ARROZ

Continua após a publicidade

Outro ponto importante: não existe, segundo o viés científico, evidências de que receitas caseiras funcionem para o crescimento capilar. Já comentamos antes, inclusive, o perigo de usar alimentos para tratar os cabelos – no estilo “máscara capilar”, por exemplo -, mas ainda existem muitos contos populares, propagados de geração em geração, que, supostamente, comprovam a sua eficácia. 

Uma questão importante é que a água de arroz caseira não é preparada com o objetivo de uso cosmético. “Não podemos mensurar a segurança e eficácia deste uso. Além disso, é interessante lembrar que, apesar de ‘natural’,  existe a possibilidade do desenvolvimento de dermatites de contato e alergias”, explica a dermatologista. 

Existe um motivo, no entanto, para o arroz ser usado como ingrediente em alguns produtos para os cabelos e até para os cuidados com a pele. A solução leitosa proveniente do arroz é rica em amido, contém niacina, vitamina E, antioxidantes, aminoácidos, ácido Kójico, inositol e outras propriedades que são benéficas para os fios, promovendo brilho e hidratação capilar. 

“De regra, não existe recomendação formal por parte de dermatologia para o uso de receitas caseiras como a água de arroz, por exemplo. Para o crescimento, fortalecimento e embelezamento da haste capilar procure sempre um dermatologista”, finaliza. 

Publicidade

Publicidade