Continua após publicidade

Ácido glicólico no lugar do desodorante: vale a pena?

Dermatologista alerta para a trend, que ficou famosa no TikTok

Por Larissa Serpa
Atualizado em 29 dez 2022, 11h22 - Publicado em 29 dez 2022, 09h22

Quase sempre esquecidas durante o skincare, as axilas também precisam de cuidados continuar com a pele bonita, saudável, hidratada e livre de odores.

Por conta do seu pH — que é mais ácido que o restante do corpo –, ela acaba se tornando um ambiente favorável à proliferação de bactérias que causam o odor e também escurecida, devido aos traumas da depilação.

O grande problema é que a internet está cheia de mitos sobre essa região e um deles é sobre trocar o desodorante por ácido glicólico.

O QUE É ÁCIDO GLICÓLICO

Continua após a publicidade

Utilizado em muitos produtos para cuidados com a pele, o principal objetivo do ácido glicólico é promover uma esfoliação química da pele. Ou seja, em vez de remover as células mortas através de partículas físicas, a solução dele faz com que essa pele se descole da derme e seja eliminada sem agressão.

DEVO TROCAR O DESODORANTE POR ÁCIDO GLICÓLICO?

Remover as células mortas (que podem piorar os odores) parece uma ótima ideia para as axilas, não é mesmo? Mas não é bem assim.

Continua após a publicidade

“O ácido glicólico tem ação esfoliante e pode até ajudar a retirar as células mortas da pele que estão ligadas à proliferação de bactérias que causam mau cheiro na região. Mas, a verdade é que ele não tem ação contra a transpiração e no mercado existem produtos específicos para tratar as duas coisas: odor e excesso de transpiração. Além disso, por ser um ácido, pode causar ressecamento, irritações, inflamações e até alergias nessa pele, que é sensível, local de dobra e sujeita à atrito”, explica Julyanna do Valle, médica dermatologista.

Então, você pode usar o produto antes de dormir para ativar a renovação da pele e ajudar, por exemplo, no clareamento da região. Mas ainda é importante o uso do desodorante para evitar os odores.

 

Publicidade

Publicidade