Continua após publicidade

6 cuidados que mulheres com cabelo loiro (ou luzes) precisam ter

O processo de clareamento enfrequece muito os fios, que vão exigir tratamento especial do dia a dia

Por Camila Neves (colaboradora)
Atualizado em 17 fev 2020, 15h10 - Publicado em 17 ago 2017, 12h54
Mulher loira na praia carregando uma prancha na praia
 (Purestock/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Se as loiras se divertem mais, a gente não sabe. Mas que elas precisam de cuidados extras com o cabelo, a gente tem certeza! Especialmente quando a cor não vem de fábrica. “O processo de clareamento consiste no uso de produtos com pH altíssimo, que dilatam a cutícula dos fios. Eles ficam loiros, mas perdem hidratação natural e massa capilar”, explica Cris Dios, mente por trás do salão Laces and Hair, em São Paulo. Cuidado: o efeito se agrava em caso de sobreposição química, quando mechas já tingidas são retocadas.

Leia mais: Recupere a beleza do cabelo loiro com conselhos de expert

Se você ainda não é do blonde team, fique atenta à preparação antes da transformação: o primeiro passo é fazer um diagnóstico profundo para saber se o clareamento pode ser realizado. A avaliação é feita caso a caso, mas fios muito finos e fracos, que quebram com facilidade, estão praticamente proibidos de procedimentos químicos. Para quem passar no teste, a fase pré inclui tratamento de reconstrução capilar com aminoácidos, que protege e previne a perda de estrutura capilar.

Outra dica infalível para as loiras de primeira viagem é hidratar sempre, pelo menos uma vez por semana. E pode ser em casa mesmo, tá? “Ser loira não é fácil. Tem que tratar e hidratar muito! Vou uma vez por mês ao salão e aplico uma máscara em casa, semanalmente. Também procuro cortar as pontas na lua cheia para crescer mais rápido”, conta Gabriela Silvarolli, relações públicas da marca Corello.

6 cuidados que mulheres com cabelo loiro (ou luzes) precisam ter
Gabriela Silvarolli aposta em hidratações semanais em casa para manter os fios saudáveis. (Arquivo pessoal/Divulgação)

Mais um item para ser levado em consideração: a escolha dos produtos clareadores. Dá para acreditar que, só em São Paulo, são jogadas aproximadamente 15 toneladas de papel alumínio todos os dias para as mulheres ficarem loiras? “Substituímos o alumínio comum pelo Roll Mechas, uma ferramenta sustentável e prática que pode ser reutilizada para mais de 1000 procedimentos e ainda permite o uso de oxidantes mais suaves, de apenas 10 volumes (o normal é 40), com o mesmo resultado”, revela Cris Dios.

Continua após a publicidade

Leia mais: Conheça um jeito diferente de fazer luzes no cabelo

Por último, mas não menos importante, nada de se esquecer dos agressores diários. Além combater o ressecamento com produtos hidratantes, é importante fugir do sol sempre que possível. “Os fios loiros são degradados mais facilmente por causa da falta de pigmento natural. O resultado? Oxidação da cor, porosidade e ressecamento”, alerta Cris Dios. Nesses casos, filtro solar específico + chapéu é o combo preferido indicado por BOA FORMA.

Passo a passo do loiro saudável, por Cris Dios

1. Faça uma boa hidratação e/ou tratamento de reconstrução capilar uma semana antes de clarear.

2. Opte por produtos suaves, que respeitem o meio ambiente.

3. Evite a qualquer custo o uso de chapinha (caso seja inevitável, apele para o uso de protetor térmico).

Continua após a publicidade

4. Tenha paciência ao desembaraçar os fios!

5. Nunca lave o cabelo sem necessidade.

6. Apare as pontas a cada dois meses.

 

Publicidade