Levar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e boas noites de sono, por exemplo, já é um grande passo para evitar as temidas manchas arroxeadas abaixo dos olhos. Mas você sabia que também pode apostar em algumas vitaminas e suplementos para olheiras?
Assim como ocorre com certos alimentos, essas duas opções também são capazes de ajudar a diminuir esse incômodo que faz parte da vida de tantas pessoas.
Quem afirma isso é a própria ciência, através de pesquisas e estudos que apontam os benefícios de ingerir algumas opções ricas em nutrientes que beneficiam a beleza, incluindo a diminuição das olheiras.
Veja, a seguir, quais são elas e como agem!
Vitaminas e suplementos para olheiras
Se a causa de suas olheiras for a anemia, a suplementação com ferro ajudará a eliminá-las, de acordo com uma pesquisa publicada em 2014.
Segundo o estudo, metade dos pacientes do experimento tinha anemia. Após a conclusão dos testes, muitos deles relataram que as manchas escurecidas abaixo dos olhos diminuíram depois que eles lidaram com o quadro de saúde.
Vitamina B12
Encontrada em alimentos de origem animal, pessoas veganas em especial precisam garantir que estão ingerindo vitamina B12 o suficiente por meio de suplementação.
Contudo, ela pode ser uma ajuda extra até mesmo para quem consome carne. É o que apontou um estudo feito no Irã, no qual 12% dos pacientes com olheiras tinham deficiência de B12, e o tratamento para repor a vitamina foi considerado para melhorar sua condição.
Ao ser combinada com cafeína em uma base de óleo de emu, a vitamina K demonstrou reduzir a aparência de olheiras, como constataram os cientistas que comandaram uma pesquisa em 2015. Assim, foi comprovado que ela aumenta a coagulação do sangue e melhora a circulação.
Como suplemento, além de ajudar na circulação ao redor dos olhos, a vitamina K também é importante para a saúde dos ossos e dos olhos.
4
É difícil acreditar que a vitamina que conhecemos e amamos das laranjas e pimentões pode realmente ser mais poderosa para melhorar as olheiras do que um peeling químico, mas é um fato comprovado cientificamente.
Vale dizer que ela possui função semelhante se usada tanto na forma tópica, quanto ingerida.
Foi o que apontou um estudo de 2014 feito na Índia, que concluiu que a vitamina C é responsável por promover a capacidade do seu corpo de produzir colágeno. Além disso, ela também diminui e protege contra os fotodanos, ou seja, danos causados pela exposição excessiva ao sol, o que é importante se suas olheiras forem causadas pela exposição ao sol.