Como substituir o chocolate por opções mais saudáveis?
Nutróloga dá dicas para comer o doce sem prejudicar a dieta
A Páscoa está chegando, e é difícil resistir às tentações da época mais doce do ano. Para comer de uma forma mais saudável e não se perder na dieta, a nutróloga Ana Luisa Vilela, médica especialista em emagrecimento, conta algumas alternativas.
“A alfarroba é uma fruta que cada vez mais ganha adeptos para substituir o chocolate já que, por ser naturalmente mais doce, é muito utilizada no preparo de bombons, ovos de Páscoa, mousses e bolos. Além de possuir fibras, antioxidantes, baixas quantidades de gordura e açúcar, ainda não contém cafeína e nem glúten na composição”, cita.
Ainda segundo ela, além das versões de doces de alfarroba prontas para o consumo, você também pode utilizar a fruta para substituir o chocolate nas receitas. Para isso, basta trocar a medida de chocolate pela mesma quantidade de alfarroba.
Se você não quer deixar de aproveitar o chocolate, o ideal é ter cuidado com qual versão está escolhendo e priorizar os amargos ou meio-amargos.
“As versões 70% cacau são uma boa alternativa. Vale ainda colocar o chocolate no freezer congelado em pequenos pedacinhos, assim ele vai demorar mais para derreter na boca e proporciona saciedade na lentidão exata que o cérebro precisa para enviar um sinal de que o doce já foi consumido na medida certa e sem exageros”, sugere.
Inclusive, até mesmo os chocolates diet precisam ser analisados antes de serem consumidos. Isso porque, mesmo que não tenham açúcar na composição, podem ser altamente calóricos pela quantidade de gorduras.
“Ao checar a tabela de ingredientes, o primeiro que aparece deve ser cacau, e não a manteiga e ainda precisa mencionar que o produto é de baixa caloria”, alerta.
Ana Luisa diz que a principal característica que diferencia a alfarroba e o cacau é a quantidade de dois de seus componentes. “O cacau concentra 23% de gordura e a alfarroba possui apenas 0,7%. Por outro lado, o cacau é mais pobre em açúcar (5% de sua composição), enquanto o alfarroba possui entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose”, fala.
Em comparação com o cacau, o alfarroba tem uma maior quantidade de cálcio, não provoca enxaqueca e e é livre de cafeína e gordura. Enquanto isso, o cacau é fonte de ácido oxálico, que interfere na absorção de cálcio, pode gerar enxaqueca em algumas pessoas e é rico em sódio e gordura.