Continua após publicidade

Sal verde: o que é, benefícios e como fazer

Alternativa ao sal tradicional, o sal verde vem chamando atenção especialmente entre pessoas hipertensas. Conheça seus benefícios

Por Ana Paula Ferreira
14 set 2023, 14h32
Conheça os benefícios do sal verde
Conheça os benefícios do sal verde (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma alternativa ao sal tradicional vem chamando atenção e caindo no gosto das pessoas que são hipertensas ou querem reduzir o consumo do condimento: o sal verde.

Podendo ser utilizado no lugar do condimento comum em diversas preparações e pratos, essa opção substitui muito bem e pode ser utilizada em sopas, saladas, arroz, massas, carnes, vegetais.

Mas, afinal, o que é o sal verde e quais são seus benefícios? Confira a seguir tudo sobre ele!

O que é sal verde?

De acordo com Nathália Guimarães, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais e especialista em nutrição clínica integrativa e funcional, a diferença entre o sal comum para o sal verde é que ele contém em sua base quatro ervas poderosas que auxiliam pessoas com hipertensão por terem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, além de auxiliar na digestão. São elas:

  • Alecrim: uma erva antioxidante e combate o estresse oxidativo bastante presente em indivíduos portadores de hipertensão;
  • Manjericão: ajuda a combater processos inflamatórios no organismo;
  • Orégano: age da mesma forma que o manjericão;
  • Salsinha: além de também ser anti-inflamatória, tem propriedades digestivas e diuréticas.

Somado a isso, a profissional explica que ainda tem o gergelim, que contêm naturalmente cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina E. Estes três últimos atuam reduzindo o estresse oxidativo, enquanto os minerais cálcio e magnésio têm a capacidade de auxiliar na redução da pressão arterial.

Continua após a publicidade

“Entenda que a maioria das pessoas que são mais susceptíveis aos efeitos do sal, em termos de aumento de pressão arterial, normalmente apresentam deficiências de minerais, como, magnésio e, às vezes, cálcio. Mas a principal deficiência costuma ser o magnésio”, ela aponta.

E continua: “O magnésio tem um efeito direto sobre o volume de sangue ou influência na capacidade dos vasos sanguíneos para relaxar. Quando os vasos se relaxam, a pressão arterial tende a cair”.

Benefícios do sal verde

Segundo Nathália, os benefícios são diversos.

“No organismo, pode auxiliar no combate do estresse oxidativo e dos radicais livres, e auxiliar na inflamação sistêmica, muito comum em pacientes hipertensos e auxiliar na homeostase de minerais no corpo”, ela aponta.

Continua após a publicidade

“Além da redução do teor de sódio por gramatura, a pessoa também estará introduzindo em seu corpo outros minerais importantes que ajudam na redução da pressão arterial”, completa.

Como fazer em casa

Ingredientes

  • 10 g de alecrim desidratado
  • 25 g de manjericão desidratado
  • 15 g de orégano desidratado
  • 10 g de salsinha desidratado
  • 45 gramas de gergelim tostado
  • 100 g de sal grosso marinho ou sal grosso rosa ou flor de sal

Modo de preparo

Toste o gergelim em temperatura baixa por 10 a 15 minutos no forno ou forninho elétrico. Espere esfriar. Depois, coloque o sal e o gergelim no processador com a lâmina S e bata por apenas alguns segundos. Adicione todas as ervas e processe novamente por alguns segundos. Coloque em um pote de vidro com tampa hermética. Não necessita ser armazenada na geladeira. Essa mistura tem validade de 3 meses.

Publicidade