Continua após publicidade

Receitas cetogênicas: 5 sugestões para incluir na dieta

Na alimentação cetogênica, cerca de 60% a 80% das calorias vêm de gorduras, 20% de proteínas e até 10% de carboidratos. Confira receitas para essa dieta

Por Ana Paula Ferreira
9 abr 2024, 20h52

De acordo com Marina Poli, nutricionista da Clinica Horaios, as receitas cetogênicas fazem parte de um tipo de alimentação no qual cerca de 60% a 80% das calorias vêm de gorduras, 20% de proteínas e até 10% de carboidratos.

“A oferta de grandes quantidades de gordura e a baixa ingestão de carboidratos faz com que o nosso corpo aumente a produção de corpos cetônicos, que serão utilizados como fonte de energia. Mantendo esse processo de cetose, o organismo passa a mobilizar nossas células de gordura, para seguir produzindo energia para o nosso corpo”, ela explica.

Embora muitas pessoas façam a dieta cetogênica buscando emagrecimento, trata-se de uma estratégia alimentar que foi criada por volta do ano de 1900 com o objetivo de tratar pacientes epiléticos. Deste modo, segundo a profissional, existem diversos estudos relacionando a dieta cetogênica e seus benefícios a outros distúrbios neurológicos, como Parkinson, Alzheimer, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“No geral, é uma dieta que proporciona maior capacidade de concentração e foco, pode melhorar quadros de resistência à insulina, redução do peso corporal e promover maior saciedade.”

Cuidados e efeitos colaterais

Apesar de benéfica para muitos, a dieta cetogênica também pode oferecer efeitos colaterais, como constipação intestinal severa, hipoglicemia, perda de força, aumento de irritabilidade e desenvolvimento de um quadro chamado cetoacidose, onde o sangue fica muito ácido, podendo ocorrer diversas complicações como desidratação, estado de coma e morte. “Por isso, deve ser prescrita e acompanhada por um médico, e devidamente elaborada e orientada por um nutricionista”, indica Marina.

Receitas cetogênicas

A seguir, você confere cinco receitas cetogênicas sugeridas por profissionais. Confira:

Continua após a publicidade

Torta low carb de frango

Receita de: Marina Poli, nutricionista da Clinica Horaios

Ingredientes

Modo de preparo

Bata a couve-flor cozida no processador ou liquidificador até formar uma pasta, se for necessário adicione água de cocção do frango para ajudar a bater. Adicione a pasta de couve-flor ao frango aos poucos, até formar uma massa uniforme, tempere a massa com sal e ervas desidratadas a gosto. Em um recipiente, coloque metade da massa e leve ao forno por 10 minutos. Para o recheio refogue a cebola e o alho no azeite e adicione os tomates. Refogue até que fiquem macios. Retire a massa do forno, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Pincele a gema por cima da massa e salpique gergelim. Leve ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até que fique dourado.

Pimentão recheado

Receita de: Marina Poli, nutricionista da Clinica Horaios

Ingredientes

Modo de preparo

Corte a parte superior do pimentão (onde fica o caule verde), retire todas as sementes e reserve. Em uma vasilha, misture o frango com o creme de ricota e os temperos. Recheie o pimentão e leve ao forno pré aquecido a 200°C, por 10 minutos, ou até o pimentão ficar amolecido.

Continua após a publicidade

Flan de chocolate low carb

Receita de: Marina Poli, nutricionista da Clinica Horaios

Ingredientes

Modo de preparo

Dilua o envelope de gelatina em 5 colheres de sopa de água, leve ao micro-ondas, reserve. Bata todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador. Passe o creme para um prato fundinho e leve à geladeira para firmar por 3h.

Pão sem sova

Receita de: chef Angela Barreto

Continua após a publicidade

Ingredientes

Modo de preparo

Bata bem os ovos com o creme de leite, água e parmesão. Vá acrescentando delicadamente os outros ingredientes até ficar homogêneo. Coloque em forma untada para bolo inglês e leve ao forno pré aquecido a 180° até dourar. 

Pizza prática

Receita de: chef Angela Barreto

Ingredientes

Continua após a publicidade

Massa

Recheio

Modo de preparo

Misture tudo e coloque numa forma de pizza untada e polvilhada com farinha de linhaça. Leve para assar por 20 minutos a 180°. Em cima da massa, passe o molho de tomate, coloque os queijos, rodelas de tomate, orégano e volte ao forno até derreter o queijo. O recheio pode ser o que preferir, outra opção é assar a massa e colocar molho tomate, rúcula, queijo branco e não levar ao forno.

 

Publicidade
Publicidade