Continua após publicidade

Protuberância abdominal nem sempre é gordura. Veja 7 razões

O volume na barriga pode ter muitas causas, incluindo inchaço ou intolerâncias alimentares

Por Larissa Serpa
25 Maio 2023, 08h16

Nem toda protuberância abdominal é resultado de excesso de gordura. Ingerir muitas calorias pode causar ganho de peso, mas uma barriga protuberante ou pronunciada também pode ser resultado de hormônios, inchaço ou outros fatores.

Continue lendo para aprender sobre as possíveis causas da protuberância abdominal e o que você pode fazer a respeito.

1

Inchaço

Inchaço é a sensação de pressão no estômago. As causas mais comuns são gases ou comer demais em pouco tempo. A sensação de inchaço pode causar distensão abdominal, que é extensão da barriga.

A distensão acontece quando a sensação de estar inchado faz com que seu cérebro reaja movendo o diafragma para baixo e relaxando os músculos da parede abdominal.

Junto com gases e comer demais, outras causas comuns de inchaço incluem:

2

Gordura do estresse adrenal

O estresse é uma resposta natural a uma ameaça percebida. Quando você se depara com uma ameaça, uma combinação de sinais nervosos e hormonais diz às glândulas supra-renais para liberar adrenalina, cortisol e outros hormônios do estresse.

Continua após a publicidade

O estresse geralmente dura pouco e seu corpo volta ao normal. Quando confrontado com o estresse contínuo, seu corpo permanece nesse estado. Há evidências de que o estresse crônico aumenta a gordura abdominal e o desejo por alimentos que causam obesidade abdominal.

3

Barriga pós-gravidez

Seu corpo passa por uma série de mudanças durante a gravidez, e uma barriga crescente é a mais óbvia. Mesmo que você perca cerca de 13 quilos quando dá à luz, é provável que tenha ganhado mais do que isso durante a gravidez.

Sua protuberância abdominal também pode ser resultado de retenção de líquidos ou separação abdominal (diástase dos retos).

A separação abdominal pode ocorrer durante ou após a gravidez. Acontece quando o útero em crescimento faz com que os dois músculos longos que correm paralelos em seu abdômen se separem um do outro.

4

Hormônios da menopausa

O ganho de peso é um efeito comum da menopausa. As mudanças hormonais que contribuem para o ganho de peso na verdade começam durante a perimenopausa, alguns anos antes da menopausa.

Continua após a publicidade

O ganho de peso na menopausa afeta principalmente o abdômen. Fatores que contribuem para a gordura da barriga nesta fase da vida incluem:

5

Barriga de cerveja

Embora os estudos não tenham encontrado uma ligação entre cerveja e barriga, há razões pelas quais beber cerveja pode lhe dar uma barriga grande. Quanto mais você bebe, mais calorias consome, o que pode contribuir para o ganho de peso.

A cerveja é feita com lúpulo, e o lúpulo contém fitoestrogênios, que são compostos vegetais que têm efeitos semelhantes ao estrogênio, hormônio sexual feminino. Embora não tenha sido comprovado, há especulações de que os fitoestrogênios da cerveja mudam a forma como seu corpo armazena a gordura da barriga.

6

Intolerância alimentar

A intolerância alimentar, que não deve ser confundida com alergia alimentar, é a dificuldade em digerir certos alimentos. Também é chamada de sensibilidade alimentar. Tornou-se muito mais comum nos últimos anos e afeta cerca de 20% da população mundial.

A intolerância alimentar pode causar inchaço depois de comer certos alimentos. Junto com a sensação de inchaço e abdômen distendido, você pode ter outros sintomas como gases, dor de estômago e diarreia.

Continua após a publicidade

Laticínios, glúten e cafeína são intolerâncias alimentares comuns.

7

Ganho de peso comum

Embora o ganho de peso possa se espalhar por todo o corpo, algumas pessoas são mais propensas a ganhar peso na barriga do que outras. O ganho de peso geralmente é o resultado de consumir mais calorias do que você queima por meio de funções corporais regulares e atividade física.

Privação do sono e estresse também têm sido associados a excessos e ganho de peso.

 

Publicidade

Publicidade