Continua após publicidade

Planejamento alimentar: um aliado para a dieta saudável

Organização é palavra-chave para quem quer seguir um cardápio nutritivo e ainda economizar tempo e dinheiro

Por Abril Branded Content
Atualizado em 29 Maio 2024, 16h25 - Publicado em 8 Maio 2024, 19h00
 (Istock/Divulgação)
Continua após publicidade

Equilíbrio é tudo e, quando se trata da alimentação, a palavra pode ser o diferencial para uma vida mais saudável. Seguir uma dieta balanceada e diversificada é o caminho para garantir o consumo de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. 

Mas como saber se a sua refeição é realmente nutritiva? Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), uma boa dica é observar se o seu prato está bem colorido, já que cada nutriente está relacionado a um pigmento ou cor. Ou seja, quanto mais colorido o prato, maior a variedade de nutrientes consumidos naquela refeição. 

o Guia Alimentar para a População Brasileira sinaliza que todas as refeições devem conter macronutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídios, e que o ideal é priorizar os alimentos in natura e minimamente processados. 

Porém, no dia a dia nem sempre é fácil manter a casa abastecida com legumes, verduras e frutas frescos e variados, e muito menos pensar em cardápios criativos, ricos em cor e sabor. 

Continua após a publicidade

É aí que entra em cena o planejamento alimentar! Organizar antecipadamente o cardápio para toda a semana, por exemplo, é uma estratégia para comer de forma mais saudável e ainda economizar tempo e dinheiro. 

Dedique-se ao planejamento

Para fazer seu plano alimentar, é importante considerar aspectos individuais, como sua rotina, objetivos e preferências. Toma um café da manhã bem reforçado? Pratica atividade física? Segue um jejum intermitente? Todos esses fatores vão influenciar no seu planejamento. 

Continua após a publicidade

A partir daí, comece a pesquisar receitas interessantes – o Instagram e o Pinterest são ótimas fontes – e salve-as em uma pasta específica. 

Lembre-se, ainda, de planejar os lanches entre as refeições, para não cair na tentação de comer um pacote de biscoitos na hora que a fome bater. Boas sugestões são as castanhas, frutas e iogurtes. 

Compras de qualidade

Continua após a publicidade

Com o cardápio semanal elaborado, é hora das compras. E, nessa missão, a Shopper Fresh é uma aliada valiosa, pois entrega hortifrútis, laticínios e carnes de excelente qualidade na sua casa. É que a Shopper Fresh adquire os alimentos por demanda, ou seja, só depois que efetua a venda a empresa compra o item do produtor. Com essa estratégia ela garante que as frutas, verduras e legumes cheguem fresquinhos e nutritivos – e por um preço bem melhor. É só comprar pelo site ou aplicativo da Shopper e escolher se quer receber suas compras semanalmente ou a cada duas semanas. 

Mãos à obra

Finalizada a compra, reserve um dia para a preparação dos pratos. Procure fazer receitas que levam carnes magras (como frango, peixe e vermelhas como o patinho), grãos integrais, legumes, verduras e frutas, preparados grelhados, cozidos no vapor, assados ou refogados. 

Continua após a publicidade

Quando finalizar, monte marmitas variadas para serem consumidas ao longo da semana, se você trabalha fora. Caso contrário, guarde as preparações em recipientes próprios, na geladeira, e monte o seu prato na hora de comer. 

Outras boas dicas para facilitar a rotina e se alimentar de forma saudável: guarde na geladeira as frutas já higienizadas e, se possível, descascadas e picadas. Faça o mesmo com as verduras e legumes usados no preparo das saladas. Você pode, inclusive, já deixar alguns ovos cozidos caso precise fazer um lanche rápido. 

Vale, ainda, cozinhar alguns filés de frango, desfiá-los e congelá-los em potinhos, para garantir o consumo de proteínas, mesmo se o dia estiver corrido. Você pode usar no preparo de um sanduíche saudável, uma salada ou adicionar a um grão integral (como arroz, quinoa ou macarrão) e um vegetal (brócolis, vagem ou cenoura) e terá um prato completo. 

Continua após a publicidade

Aliás, grãos, pães e muitos outros itens podem também ser adquiridos na Shopper, e sem complicações. Atuando com sistema de reabastecimento de consumo doméstico, como produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos, bebidas, utilidades e para pets, o supermercado online segue o modelo de compras programadas: é só montar sua cesta, selecionar o dia de entrega e finalizar seu pedido. A partir de então, todos os meses você receberá suas compras em casa, com praticidade e economia. Sua lista ainda fica salva no site ou app e uma entrega fica automaticamente pré-agendada para o período selecionado. Porém, para você não se esquecer, recebe lembretes tanto para alterar sua lista como para mudar a data ou cancelar o envio. Ou seja, sua compra é totalmente flexível.

São quatro lojas da Shopper, que funcionam de forma independente e estão disponíveis tanto no site quanto no app:

Shopper Programada: pensada para sua compra pesada de mês, na loja é possível comprar alimentos de mercearia, material de limpeza, itens de higiene, bebidas etc. Sua lista fica salva com uma entrega pré-agendada, mas você pode ajustar a frequência com que quer receber essa compra. 

Shopper Fresh: frutas, legumes, verduras, produtos congelados e refrigerados e demais itens que contam com período de validade mais curto são entregues semanalmente ou quinzenalmente em sua casa e chegam bem fresquinhos. 

Pet Shopper: itens para cães, gatos, pássaros, roedores e peixes entregues com uma periodicidade bem flexível – você pode escolher o envio a cada duas semanas ou, até, a cada três meses.

Compra Única: compras pontuais entregues em um dia. A modalidade é perfeita para atender a demandas inesperadas ou quando você precisa comprar algo que foge do consumo recorrente, como, por exemplo, no caso de eventos ou viagens. 

E, em maio, mês em que a Shopper Fresh comemora três anos, a loja oferecerá produtos com até 30% de desconto e brindes para os clientes. Aproveite!

Publicidade