Profissional explica: afinal, o que é açúcar de maçã?
Retirado da frutose, o açúcar de maçã tem metade das calorias em relação ao açúcar convencional. Saiba mais sobre ele!
Muito utilizado pela indústria de bebidas, mas ainda pouco popular nas despensas, o açúcar de maçã é uma alternativa natural e mais saudável para o tradicional açúcar refinado.
Retirada da frutose – o açúcar natural presente nas frutas, no mel e em alguns vegetais –, essa opção é fabricado a partir da desidratação da maçã e passou a ganhar destaque principalmente por ter metade das calorias em relação ao convencional.
Benefícios do açúcar de maçã
De acordo com a nutricionista Rita Novais, o açúcar de maçã é cerca de 0,8 a 1,8 mais doce que o açúcar branco. Por esse motivo, seu uso acaba sendo reduzido em comparação ao ingrediente refinado, já que deixará a receita igualmente adoçada com menos quantidade de produto.
Outro ponto positivo é que ele é natural, não tem adição de conservantes e é uma excelente fonte de fibras, ajudando a promover uma maior sensação de saciedade e facilitando o trânsito intestinal.
“Vale lembrar, contudo, que sua indicação só deve ser feita após avaliação nutricional, pois alguns pacientes que têm diabetes não devem usá-lo devido a seu alto índice glicêmico”, ressalta Rita.
Como usar?
De acordo com a nutricionista, o açúcar de maçã pode ser usado da mesma forma que o açúcar de mesa, inclusive nas mesmas proporções, para adoçar bebidas e receitas em geral.
“Por derreter em altas temperaturas, ele pode ser usado em preparações sem prejudicar o sabor final das receitas”, ela afirma, apontando esta semelhança com a versão refinada.