Se antes as pessoas pensavam que a doença celíaca impedia o consumo de uma série de pratos, hoje sabemos que, com apenas algumas substituições de ingredientes, é possível adicionar opções alternativas ao cardápio de quem não pode comer glúten. É o caso, inclusive, do nhoque sem glúten.
O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como farinha de trigo e cevada, que pode causar intolerância em algumas pessoas, levando a graves problemas digestivos.
Esse nutriente, contudo, não está presente em raízes como a mandioca – alimento usado para produzir a tapioca que, por sua vez, pode substituir a farinha tradicional em uma série de preparações na cozinha.
Sendo assim, que tal aprender a preparar um nhoque sem glúten? A receita é uma sugestão da Da Terrinha Alimentos.
Nhoque sem glúten com manjericão
Ingredientes
- ½ xícara de chá de goma de tapioca hidratada
- 2 xícaras de chá de batata doce ou inglesa cozida e amassada
- 1 colher de sobremesa de manjericão desidratado
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Misture a tapioca, a batata doce, o azeite, o sal e o manjericão até obter uma massa homogênea. Depois, molde o nhoque em bolas com cerca de 3 cm de diâmetro.
Em água, ferva o nhoque em pequenas quantidades, até que subam para a superfície. Quando estiverem prontos, grelhe as bolas levemente na manteiga e arrume nos pratos, cobrindo com molho de tomate pelado em cubos ou tradicional. Sirva em seguida.