Apostar em um nhoque ao molho de berinjela é uma ótima opção para dar uma nova cara à receita que costuma vir acompanhada por molho ao sugo, à bolonhesa ou branco.
Além de ser muito saborosa, essa alternativa ainda carrega consigo ótimos benefícios para a saúde por conta do legume protagonista.
Segundo Soraia Batista, nutricionista da marca Pluxee, a berinjela possui propriedades capazes de auxiliar na digestão, curar certos distúrbios e até mesmo inibir o crescimento de células cancerígenas.
Confira, a seguir, como fazer o prato elaborado e sugerido pela profissional!
Nhoque ao molho de berinjela
Ingredientes
Nhoque
- 4 xícaras de batata asterix (ou metade de batata asterix e metade de batata-doce)
- 1 colher de chá de sal
- Cominho a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 xícara de farinha de trigo branca
- ½ xícara de farinha de trigo integral
Molho
- 1 berinjela pequena bem picada
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 cebola média bem picada
- ½ de xícara de pimentão picado
- 1 colher de sopa de alho em pó
- Sal a gosto
- 3 xícaras de molho de tomate
- ½ xícara de água
- ¼ de xícara de azeitonas picadas
- ½ xícara de cheiro-verde picado
- Azeite a gosto
- Uvas passas a gosto (opcional)
Modo de preparo
Nhoque
Coloque as batatas com casca e lavadas em uma panela com água e leve para cozinhar até ficarem macias. Retire e descasque.
Amasse bem as batatas com um garfo enquanto estiverem quentes ou passe pelo espremedor. Em uma vasilha, tempere as batatas amassadas com o sal, cominho e azeite. Adicione a farinha de trigo (branca e integral) aos poucos, mexendo sempre, até que a massa fique uniforme, modelável e desgrudando das mãos com facilidade.
Em uma superfície limpa, polvilhe farinha de trigo e coloque um punhado da massa. Faça rolinhos com cerca de 2 cm de diâmetro e corte em pedaços de 2 cm, com o auxílio de uma faca.
Em uma panela com água fervente, coloque um fio de azeite e adicione os pedaços de nhoque aos poucos. Deixe cozinhando até subirem à superfície, em seguida retire com o auxílio de uma escumadeira. Escorra o excesso de água e repita o processo com o restante do nhoque. Reserve.
Molho
Corte a berinjela ao meio e coloque-a em uma vasilha com 1 litro de água e 1 colher de sopa de vinagre. Deixe de molho por 15 minutos para tirar o gosto amargo. Em seguida, escorra e pique a berinjela.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de azeite e refogue a cebola até dourar. Acrescente a berinjela picada, o pimentão, o alho em pó e tempere com sal a gosto. Refogue a mistura até a berinjela e o pimentão ficarem macios. Adicione o molho de tomate, a água, a azeitona picada, corrija o sal se necessário e deixe ferver.
Apague o fogo, adicione o cheiro-verde picado, regue com azeite e, se desejar, adicione um punhado de uvas passas. Incorpore o nhoque cozido aos poucos. Sirva os pratos e aproveite!