Com as altas temperaturas do verão, tudo o que as pessoas querem é se refrescar, seja com o ar-condicionado, com o mar da praia ou com o ventilador.
Nesta época do ano, a probabilidade de desenvolver gripes e resfriados aumenta, uma vez que o choque de temperaturas baixa a resistência do organismo. Afinal, quem nunca acordou com dor de garganta ou espirrando após dormir a noite inteira com o ar ligado?
Além disso, durante o verão, o corpo tende a reter mais líquido e a comida pode estragar com mais facilidade devido ao calor intenso.
Então, para evitar problemas de saúde, é fundamental ter cuidados extras com alimentação e, principalmente, com a hidratação, tão importante para a regulação da temperatura corporal.
O médico Ullyanov Toscano, especialista em cabeça e pescoço, conta 10 mitos e verdades a respeito da alimentação no verão.
1Água de coco substitui a água convencional na hidratação do corpo
Verdade. Durante a temporada do calor, a água de coco é uma bebida bastante procurada. Além de ser saborosa, ela é muito hidratante e rica em sódio e potássio, podendo ser utilizada no lugar da água.
É preciso tomar cuidado com o consumo de álcool no verão
Verdade. O álcool é uma substância que, no organismo, tem ação diurética, sendo que seu excesso leva a desidratação.
Por isso, sempre devemos estar atentos ao consumo de bebidas alcoólicas, especialmente no verão, quando o corpo fica mais desidratado por causa do calor.
3Alguns alimentos podem ajudar a proteger o organismo para evitar doenças no verão
Verdade. Para ter um sistema imunológico fortalecido, é importante ter hábitos alimentares saudáveis. As frutas cítricas, ovos, oleaginosas, verduras e leguminosas contribuem para a proteção do organismo.
4É interessante substituir a ingestão de água por sucos
Mito. Apesar dos sucos terem uma grande quantidade de água e hidratarem o organismo, eles contam com uma grande quantidade de açúcares. O recomendado é balancear água e suco.
5Cerveja e chope ajudam a matar a sede
Mito. O chope e a cerveja falsamente dão a impressão de “matar a sede”, mas a verdade é que essas bebidas não ajudam na hidratação do corpo. Além disso, o álcool atua a nível renal, provocando uma perda de água ainda maior.
Beber água demais faz mal
Verdade. Beber água faz bem à saúde e é indispensável para que o organismo funcione de forma adequada. Mas cuidado: a sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue.
7Mel ajuda a deixar a garganta limpa
Verdade. Doce e pegajoso, o mel natural é rico em vitamina C e antioxidantes, responsáveis por diversos benefícios para a saúde. Ele também possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas.
No entanto, vale ressaltar que este alimento não deve substituir a terapia usual em caso de doenças.
8
Tomar sorvete ou gelado piora a dor de garganta
Mito. Quando o assunto é alimentação no verão, não podemos deixar de citar o sorvete e as bebidas geladas. Afinal, são ótimas opções para se refrescar.
Há quem acredite que esse doce cause dor na garganta, mas, na verdade, ele pode contribuir para o alívio de algumas irritações no local.
Alguns alimentos “arranham” a garganta
Verdade. Alimentos duros e secos podem acarretar o incômodo, assim como o consumo de bebidas muito frias ou quentes.
Pimenta, vinagre, gengibre e frutas ácidas, como laranja ou limão, irritam a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, o ideal é evitar essas substâncias agressoras para que o quadro não piore.
10É necessário manter-se mais hidratado no verão do que em outras estações
Verdade. A exposição solar e a alta temperatura fazem com que o corpo perca mais líquido pela transpiração, gerando a necessidade de ter uma atenção redobrada em relação à hidratação.
A hidratação repõe o líquido perdido e traz outros benefícios, por exemplo, a aceleração do metabolismo, a eliminação de toxinas e até mesmo a prevenção de diversas doenças.
Essas dicas vão te ajudar a cuidar da alimentação no verão para que você consiga aproveitar o calor e o sol sem ter problemas.