Continua após publicidade

Gengibre para TPM? Confira os benefícios da raiz neste período

Segundo especialista, as propriedades do gengibre são capazes de aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual. Saiba como ele age

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 1 jul 2024, 12h30 - Publicado em 1 jul 2024, 12h00
Veja quais efeitos o gengibre pode ter nos sintomas da TPM
Veja quais efeitos o gengibre pode ter nos sintomas da TPM (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Com um gosto inconfundível, o gengibre é capaz de dar um toque especial a receitas que vão de sucos a pratos salgados. No entanto, seus pontos positivos vão muito além do sabor marcante: ele também tem se mostrado um forte aliado na saúde, inclusive para as mulheres durante a TPM.

Segundo um artigo publicado pela Universidade de Johns Hopkins nos Estados Unidos, o gengibre é um superalimento com diversos benefícios já comprovados pela ciência, como, por exemplo, redução do inchaço e gases, ser um super anti-inflamatório, ter efeitos antioxidantes, diminuir sensação de náuseas e muito mais.

De acordo com a nutricionista especialista na saúde da mulher no climatério e menopausa, Ramiele Calmon, os benefícios da raiz também incluem a redução dos níveis de açúcar no sangue, a perda de peso com seu potente efeito termogênico, o alívio de cólicas menstruais e o combate à TPM.

“O gengibre é amplamente conhecido tanto na culinária quanto na medicina tradicional. Ele contém fitonutrientes e o princípio ativo dele é o gingerol, e ele pode ser um forte aliado da mulher durante a tensão pré-menstrual”, explica.

Continua após a publicidade

Benefícios do gengibre para TPM

Segundo a profissional, o segredo do gengibre no combate dos sintomas da TPM está na sua ação anti-inflamatória proveniente do gingerol. “Então, uma das propriedades dele é a ação anti-inflamatória, e essa ação que vem do gengibre pode reduzir a inflamação e o inchaço dessas mulheres em períodos pré-menstruais”, diz Ramiele.

Além disso, um estudo publicado em 2015 na American Academy Of Pain Medicine apontou que o gengibre também pode ser eficaz para dores menstruais por ser um analgésico natural.

“Ele também tem propriedades conhecidas, como capacidade antiemético, ajudando na questão das náuseas e vômitos”, aponta a nutricionista. “O componente do gengibre também tem um efeito na melhora do humor, combatendo assim a irritabilidade e a ansiedade que ocorrem durante a TPM. Então, ele ajuda também nesse desconforto que a TPM traz”, finaliza.

Publicidade