Continua após publicidade

Frutas exóticas: conheça os benefícios de 4 delas!

Mangostin, physalis, pitaya e atemoia são frutas menos populares, mas cheias de nutrientes bons para a saúde

Por Ana Paula Ferreira
11 abr 2024, 16h00
Conheça os benefícios de 4 frutas exóticas
Conheça os benefícios de 4 frutas exóticas (topntp26/Freepik)
Continua após publicidade

Você já sabe que incluir frutas na rotina alimentar faz bem de diversas formas diferentes, já que elas têm vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem e promovem a saúde e o bem-estar. E podemos dizer que nós, brasileiros, somos muito afortunados nesse quesito, já que temos por aqui uma diversidade imensa, cheia de boas opções para todos os gostos, desde as mais tradicionais, como laranja, mamão, morango, manga, banana, abacate, cereja, pêssego, caqui, kiwi, tangerina e muitas outras, até as mais exóticas e não tão conhecidas.

A nutricionista Lívia Lima, da rede Hortifruti Natural da Terra, cita quatro frutas diferentes e não tão conhecidas, mas que, além de saborosas, oferecem inúmeros benefícios para a saúde: mangostin, physalis, pitaya e atemoia. “São quatro frutas que todos deveriam experimentar pela qualidade nutricional que apresentam”, diz.  A seguir, a profissional fala um pouco mais sobre cada uma delas. Confira!

Benefícios de 4 frutas exóticas

1

Mangostin

A fruta originária da Indonésia possui uma polpa branca, doce e suculenta, e é rica em antioxidantes, vitamina C e propriedades anti-inflamatórias. É fonte de proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês. Além de ser rica nas vitaminas C, B6 e B12.

Continua após a publicidade
2

Physalis

De origem latino-americana, a Physalis vem da Amazônia e dos Andes, mas atualmente também é cultivada na Europa e na Ásia. Tem um sabor levemente ácido e doce. Ajuda a reduzir o colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue, manter a visão saudável e prevenir o câncer. É rica em vitamina C, vitamina A, fibras, minerais e compostos antioxidantes, com propriedades anti-inflamatórias, sacietogênica, antioxidante, hipoglicemiante, hipocolesterolêmicas e laxante.

3

Pitaya

Continua após a publicidade

É uma fruta típica de regiões de clima quente e tem sua origem no México. Também conhecida como “fruta do dragão”, tem sabor suave e levemente adocicado. É rica em fibras e ajuda na digestão. A pitaya é rica em polifenois, flavonoides, betacianinas e vitamina C, que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, evitando o dano causado pelos radicais livres às células e, por sua vez, o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, diabetes e artrite reumatoide. É fonte de vitamina C, cálcio, magnésio e fósforo, além de ferro, um mineral essencial para transportar o oxigênio pelo corpo, prevenindo e melhorando a anemia.

4

Atemoia

Originária da região tropical do Peru, Equador e Colômbia, é um fruto híbrido, derivado do cruzamento da cherimóia (annona cherimola, mill) com a fruta-pinha ou fruta- do-conde. Bem aromática e com sabor doce, é ótima fonte de fibras, vitaminas A e C, potássio e magnésio. Por ser uma fruta com ótimas quantidades de fibras, ajuda a diminuir a absorção de gordura no intestino, reduzindo, assim, os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue, e evitando o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e angina, além de prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

Publicidade