Continua após publicidade

Feijão vermelho é um dos alimentos mais saudáveis do mundo: benefícios

O consumo regular dessa variedade do grão pode melhorar a saúde cardiovascular, digestiva, ajudar na perda de peso e prevenir a anemia

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 17 jul 2024, 12h01 - Publicado em 17 jul 2024, 12h00
Conheça os benefícios desse tipo de feijão
Conheça os benefícios desse tipo de feijão (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

Saboroso e altamente nutritivo, o feijão vermelho foi recentemente considerado um dos dez alimentos mais saudáveis do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

Presente na casa de muitos brasileiros, esse grão reúne uma série de propriedades que explicam sua presença nesse ranking. Fonte de proteínas, fibras e diferentes vitaminas e minerais, seu consumo regular pode contribuir diretamente para a melhora de diversas funções do organismo.

Benefícios do feijão vermelho

De acordo com a nutricionista Aline Maldonado F. de Alcântara, da Josapar, que produz a marca de feijões Meu Biju, o feijão vermelho pode ser consumido nas refeições diárias, em uma dieta equilibrada, com as porções adequadas às necessidades específicas de cada pessoa. E para variar o menu, o grão pode ser preparado de diferentes formas, desde saladas, até sopas, ensopados e pratos principais.

Continua após a publicidade

“O feijão vermelho possui fibras que contribuem para a saúde digestiva, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e a aumentar a sensação de saciedade, auxiliando também na perda de peso”, ela aponta.

“Como uma excelente fonte de ferro e outros minerais, como magnésio, fósforo e cálcio, ele ajuda a prevenir a anemia e aumentar a densidade dos ossos, essencial para a prevenção da osteoporose. O grão apresenta ainda a vitamina K entre suas propriedades, que protege o sistema nervoso contra os danos dos radicais livres”, completa a nutricionista.

Publicidade