Como incluir doces na dieta de forma saudável: dicas de especialistas
Você não precisa eliminá-los totalmente, afirma endocrinologista. Veja os segredos para um consumo mais equilibrado!
 
							Quando falamos em dieta, seja para perda de peso ou para manter uma alimentação balanceada, muitas pessoas acreditam que os doces devem ser eliminados totalmente. Mas a verdade é que a privação não costuma ser uma boa ideia.
“A restrição extrema pode levar a episódios de compulsão alimentar e, eventualmente, à desistência da dieta”, afirma a Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
De acordo com a médica, o segredo é ter moderação e aprender a fazer escolhas mais saudáveis na hora de consumir doces.
“Em vez de mergulhar uma colher inteira no pote do seu doce favorito, sirva uma pequena quantidade. Use-a como cobertura em panquecas integrais, waffles ou frutas, para aproveitar o sabor sem exagerar nas calorias”, sugere.
“Optar por porções menores e saborear os doces com moderação é fundamental para um emagrecimento saudável“, destaca Mussi.
A seguir, a endocrinologista revela as dicas mais importantes para encaixar o doce na alimentação sem prejudicar a dieta. Confira:
Dicas de como encaixar doce na sua alimentação sem prejudicar a dieta
1
Avalie sua ingestão calórica
“Se você planeja comer doce, certifique-se de que isso se encaixe em seu plano diário de calorias e nutrientes. Se você sabe que terá um doce, ajuste suas outras refeições para adicioná-lo sem qualquer prejuízo”, ensina a médica.
2Preste atenção aos horários
“Não há um horário específico ideal para comer doces, mas, pela lógica, de manhã é mais interessante, porque você teria o resto do dia para ‘gastar’ essas calorias“, reflete a endocrinologista.
A médica afirma que, durante a noite, é mais interessante maneirar no consumo de doces, pois estes podem até mesmo atrapalahar a qualidade do sono.
3Não isole o doce
Uma boa ideia é incluir os doces como parte de uma refeição, em vez de um lanche isolado. Isso pode contribuir para a redução dos picos de glicose no sangue.
“A presença de outros nutrientes, como proteínas e fibras, pode retardar a absorção do açúcar.”
Realize substituições inteligentes
Substitua alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares simples por opções mais nutritivas, como frutas frescas e chocolate amargo.
“Essas substituições podem fornecer fibras, vitaminas e minerais adicionais, enquanto reduzem a ingestão de açúcares refinados e calorias vazias (como refrigerantes, balas e salgadinhos).”
Tenha cuidado ao associar doces e esportes
“Consumir carboidratos simples, como doces, antes da atividade física pode fornecer uma fonte rápida de energia. No entanto, o momento exato depende da preferência individual e do tipo e intensidade da atividade”, conta Thais.
6Se possível, procure alternativas à ingestão de açúcar
“Misturar frutas com aveia pode ser uma opção saudável, por exemplo, pois combina carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. A aveia fornece fibras solúveis que ajudam a regular o açúcar no sangue e a promover a saciedade”, pontua.
7Faça melhores escolhas
“Os doces com menor teor de açúcar, gordura saturada e calorias são geralmente as melhores escolhas para a dieta”, reforça.
Priorize o consumo de frutas frescas, chocolates amargos com alto teor de cacau e sobremesas caseiras feitas com ingredientes mais saudáveis, como farinhas integrais e adoçantes naturais.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
 
							 
							 
							 
							 
							