A ideia de consumo diário surgiu em 1945, nos Estados Unidos, quando o National Research Councilum – conceituado instituto de pesquisas – publicou um artigo informando que um adulto precisaria de 2,5 litros de água por dia para ser saudável e evitar desidratação. O que muitos não sabem, porém, é que boa parte desta quantidade pode ser encontrada nos alimentos.
Embora a água seja considerada a melhor bebida para ser ingerida, ela não é a sua única fonte de hidratação. Frutas, legumes, sucos, cervejas, chás e cafés também possuem água em sua composição. Por isso, fique despreocupado com a questão da desidratação. Principalmente porque o corpo humano é tão inteligente que ele pede a bebida antes mesmo que você realmente fique desidratado.
Para Aaron E. Carroll, pediatria e assistente de Pesquisa na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, é importante lembrar que o consumo de água varia de acordo com os hábitos de cada pessoa, o seu tipo de alimentação, o país de residência e também com sua rotina. “Não existe uma recomendação formal da quantidade ideal de água diária para as pessoas. E até o momento, nenhum estudo comprovou a eficácia desse hábito”, explica.
A nutricionista Aritiane Silva, da equipe Fernanda Scheer – nutrição funcional, de São Paulo, afirma que a melhor maneira de manter o nosso corpo hidratado é consumindo água mineral com frequência. Mas, ela não descarta a opção dos alimentos. “Quanto mais você consumir alimentos ricos em água, melhor será. O consumo de água de coco, principalmente, para quem pratica atividade física é uma ótima opção para repor sais minerais eliminados durante o exercício”.
Vale ressaltar que a ingestão ideal de água deve ser de 30 a 35ml para cada quilo do seu peso corporal. Uma pessoa com 73 quilos, por exemplo, deve beber 2.190ml de água por dia. Deste total, somente 10% da ingestão hídrica pode ser por meio de alimentos, ou seja, 219 ml.
Ficou curiosa para saber de onde encontrar a sua cota diária de água? A nutricionista separou alguns alimentos que você pode apostar. Confira:
Abacate > 83,8% de água
Abacaxi > 88% de água
Alface > 96% de água
Arroz integral cozido > 70,1% de água
Abóbora cozida > 86,4% de água
Abobrinha italiana > 93,9% de água
Agrião > 93,9% de água
Banana-prata > 71,9% de água
Batata inglesa cozida > 86,4% de água
Brócolis cozido > 92,6% de água
Cenoura crua > 90,1% de água
Couve manteiga crua > 90,9% de água
Couve-flor cozida > 94,3% de água
Espinafre cru > 94% de água
Feijão carioca cozido > 80,4% de água
Abadejo grelhado > 71% de água
Frango assado > 70% de água
Kiwi > 84% de água
Laranja-pera > 89,6% de água
Manga crua > 82,3% de água
Melancia > 92% de água
Mexerica morgote > 83,7% de água
Ovo > 75% de água
Peixe assado > 74% de água
Pepino > 96,8% de água
Pimentão amarelo cru > 91,9% de água
Tomate cru com semente > 95,1% de água
Uva > 81% de água