Continua após publicidade

Como desinchar depois do Carnaval: dicas para fazer de forma segura

Nutricionista ensina como é possível diminuir o inchaço após o Carnaval sem entrar em dietas insanas e perigosas

Por Ana Paula Ferreira
13 fev 2024, 10h00
Confira dicas de nutricionista para desinchar o corpo e cuidar do organismo após os exageros do Carnaval
Confira dicas de nutricionista para desinchar o corpo e cuidar do organismo após os exageros do Carnaval (Racool_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Passado o Carnaval, é comum que muitas pessoas logo comecem a procurar soluções milagrosas para desinchar e minimizar os efeitos do alto consumo de álcool e da má alimentação, bastante comuns dos dias de folia.

A verdade é que durante o feriado não estamos muito preocupados com a quantidade ou qualidade da comida que estamos consumindo. No entanto, segundo a nutricionista Carol Caldas, as más escolhas feitas nesse período terão consequências já a curto prazo, como o inchaço e o aumento de bactérias ruins no intestino.

Consequências dos exageros de Carnaval

Como explica Carol, as bactérias ruins presentes no intestino se alimentam de açúcares, farinhas brancas e leites, o que causa desconforto intestinal. Assim, ao se alimentar de opções menos saudáveis, é bem provável que você sofrerá com esse incômodo.

“Só após voltarmos a consumir folhas, legumes e verduras é que as bactérias boas voltam a crescer e o equilíbrio da microbiota intestinal é restabelecido”, ela afirma.

Continua após a publicidade

O inchaço, por sua vez, acontece porque o fígado fica sobrecarregado com o excesso de álcool e a falta de alimentos saudáveis. Neste caso, para desinchar, a ideia é voltar à alimentação correta o mais rápido possível, já que, após isso, são necessários dois a três dias para que tudo volte ao normal.

“Para isso acontecer, é preciso beber bastante água e consumir alimentos diuréticos em todas as refeições, como tomate, beterraba, brócolis, espinafre, quiabo e rabanete”, acrescenta a nutricionista.

Mais ajuda para o organismo se recuperar

Além da água e dos alimentos indicados por Carol, a nutri afirma que investir em chás antioxidantes é indispensável. São eles:

  • Calêndula;
  • Hibisco;
  • Cardo;
  • Chá-verde;
  • Melissa;
  • Mariano;
  • Capim-limão.

E se você não gosta de chá puro, existe a opção de misturar com sucos. “Assim, podemos mascarar o gosto de chás com sabor mais amargo, como o chá-verde, por exemplo. Um ‘suchá’ delicioso é chá-verde + abacaxi + hortelã. Que é super benéfico para o pós-festa”, ressalta Carol.

Continua após a publicidade

Para completar, ela dá a dica: “O fígado gosta de nutrientes e quanto mais cores, mais nutrientes temos. Dessa forma, busque sempre ter três cores diferentes em todas as suas refeições e não pule as refeições. Precisamos efetuar pelo menos cinco refeições ao dia, no mínimo”.

A especialista também diz que é ideal evitar comer carne vermelha após as festas de Carnaval, pois é necessário que o sistema digestório esteja funcionando 100% para que a digestão seja feita de maneira correta e depois da folia, esse sistema está mais debilitado. “Por isso, procure consumir mais frutos-do-mar e peixes.”

Por fim, complete os cuidados com exercícios aeróbicos, que são essenciais para colocar o fígado para funcionar e dar um “boost” na eliminação de toxinas, além de promover uma melhora na circulação sanguínea. “Vinte minutos de hit pela manhã já são suficientes para aumentar o funcionamento hepático e promover uma detox mais eficiente”, finaliza a profissional.

Publicidade