Continua após publicidade

5 dicas para começar o ano com uma dieta saudável

Confira alguns passos para iniciar o ano com a dieta em dia

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 13 dez 2022, 15h17 - Publicado em 13 dez 2022, 15h15
Mulher segurando uma tigela com salada verde
Mude seus hábitos alimentares no próximo ano | (yanalya/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Com a proximidade da chegada de um novo ano, é comum estabelecermos metas, principalmente, quando se trata de mudanças de hábitos.

Muitas pessoas projetam a adoção de um estilo de vida mais saudável, com exercícios físicos, alimentação balanceada, bastante tempo livre, boas noites de sono, entre outras ações vantajosas.

Confira cinco dicas que vão te ajudar a colocar em prática o seu desejo de ter costumes mais benéficos para a saúde do seu corpo.

O Dr. Edson Ramuth, especialista e fundador do Emagrecentro, rede de estética e emagrecimento saudável, e a Andreia Soares, nutricionista da Iron Saúde Digital, explicam um pouco sobre cada uma delas.

1

Não fique muito tempo sem comer

O intervalo ideal entre as refeições é de cerca de três em três horas. Ao ficar muito tempo sem comer, o metabolismo pode se tornar mais lento.

“Alimentar-se de três em três horas é fundamental, pois, dessa forma, não sentimos tanta fome e conseguimos comer a quantidade necessária para poder ficar satisfeito e para não extrapolar da dieta”, explica Andreia Soares.

De acordo com ela, quando ficamos longos períodos sem comer, isso pode nos trazer outros problemas, como dor de cabeça, sensação de queimação no estômago, mau hálito e hipoglicemia.

Continua após a publicidade

2

 

Cozinhe

Assim, você consegue ter mais controle sobre os ingredientes que são adicionados, sobre a forma de preparo e sobre a higienização correta.

Continua após a publicidade

“É muito comum que restaurantes usem compostos como o glutamato monossódico e caldos artificiais e, ao preparar seus pratos em casa, você pode substituir itens industrializados por temperos mais saudáveis e naturais. Este é um princípio muito importante para a manutenção da saúde e irá auxiliar a começar o ano com uma dieta balanceada”, afirma o especialista do Emagrecentro;

3

Conte com a ajuda de profissionais

Se você já decidiu que quer ter um estilo de vida mais saudável e quer transformar a sua alimentação, comece procurando por profissionais, principalmente, nutricionistas, que podem te orientar para que você escolha comidas que realmente sejam nutritivas para o seu organismo.

Continua após a publicidade

“O nutricionista adequa a quantidade correta dos micronutrientes e dos macronutrientes, ajudando na quantidade calórica para o objetivo da pessoa. Também ensina a respeito da reeducação alimentar, da suplementação e da importância da ingesta hídrica”, lista a nutricionista.

 

4

Amigos e família

O apoio dos amigos e da família é importante para que você se mantenha focado no seu objetivo. Com a ajuda de pessoas importantes, você pode se sentir mais motivado. Então, que tal combinar que, a cada semana, uma pessoa fará o almoço ou o jantar, por exemplo?

“Para facilitar, alguns alimentos ainda podem ser congelados para as próximas refeições da semana, o que melhora ainda mais a rotina para comer bem todos os dias”, indica o Dr. Ramuth.

5

Pratique atividade física

Os exercícios físicos são indispensáveis para começar o ano com uma dieta balanceada, uma vez que eles ajudam a gastar a energia acumulada, diminuindo o excesso de tecido adiposo no corpo, segundo a nutricionista da Iron Saúde Digital.

“Na nutrição, usamos o termo déficit calórico, que nada mais é do que gastar mais energia e comer (abastecer suas energias) menos. O excesso de tecido adiposo no corpo é reflexo do excesso de energia acumulada e, com a atividade física, você consegue fazer com que essa energia acumulada seja gasta”, esclarece ela.

“Exercitar-se promove a manutenção e a liberação de hormônios importantes do cérebro, como as endorfinas, responsáveis pelo bem-estar. Com isso, você passará a dar preferência para frutas em vez de doces com açúcar, por exemplo”, conclui o Dr. Ramuth.

Publicidade