Continua após publicidade

Chocolate sem lactose: como é feito e como adicionar na dieta

Engenheira de alimentos dá dicas para quem quer deixar a rotina mais saudável e gostosa sem abrir mão do chocolate

Por Ana Paula Ferreira
9 mar 2024, 10h00

Na busca por uma alimentação mais saudável e adaptada às necessidades individuais, nos deparamos com opções que nos permite desfrutar de sabores incríveis sem comprometer a saúde. Em meio a essa evolução gastronômica, o chocolate sem lactose surge como uma alternativa deliciosa para aqueles que buscam um prazer indulgente sem os inconvenientes associados à lactose.

Há muito tempo considerado uma tentação irresistível, o chocolate tem ganhado novas possibilidades e preparos, atendendo às demandas de uma sociedade cada vez mais consciente sobre sua saúde e intolerâncias alimentares.

Assim, o chocolate sem lactose não é apenas uma adaptação para os intolerantes à lactose, mas uma parte da diversidade de escolhas alimentares, proporcionando a todos a oportunidade de vivenciar o prazer do chocolate de uma forma inclusiva e saborosa.

O que é chocolate sem lactose?

Virgínia Dias, engenheira de alimentos e fundadora da marca Chocolife, explica que o chocolate sem lactose é um produto onde existe a exclusão dos componentes lácteos como leite em pó, soro de leite ou gorduras lácteas.

Continua após a publicidade

“Diferente do chocolate convencional, que geralmente contém leite em suas diversas formas, a versão sem lactose é feita sem a adição de leite ou de seus derivados”, afirma.

Na maioria das vezes, esse tipo de chocolate é consumido por pessoas que têm algum tipo de intolerância e enfrentam desafios com a digestão da lactose ou por pessoas que optam por uma dieta isenta de laticínios.

“Vale destacar que o chocolate sem lactose não é um produto destinado somente a intolerantes e pode ser consumido por todos. É uma opção segura para os intolerantes à lactose é uma alternativa muito saborosa para quem busca ter uma rotina alimentar mais saudável e inclusiva”, ressalta a profissional.

“O chocolate sem lactose mantém todas as características de indulgência e prazer sensorial que associamos ao chocolate tradicional e preserva sua textura cremosa e o aroma e o sabor característico do cacau”, completa.

Continua após a publicidade

Virgínia também destaca que é necessário que o consumidor fique atento aos rótulos dos produtos, principalmente os que são rotulados como sem lactose.

“Embora o chocolate sem lactose seja livre de componentes lácteos, nem todos os produtos rotulados como tal são de fato isentos de outros ingredientes de origem animal. Portanto, para aqueles que buscam uma opção completamente vegana, é fundamental conferir os rótulos dos produtos escolhidos”, pontua.

Como adicionar o chocolate sem lactose à dieta?

“A versatilidade do chocolate sem lactose não se limita apenas ao seu consumo direto. Existem várias maneiras criativas e deliciosas de incorporar esse indulgente na dieta diária”, afirma Virgínia. São elas:

“O chocolate sem lactose é mais do que uma alternativa, é uma maneira deliciosa de atender às necessidades alimentares específicas sem abrir mão do prazer do chocolate e incorporar esse chocolate na dieta é simples e versátil, permitindo que todos possam ter refeições equilibradas e saborosas independentemente das restrições alimentares”, finaliza.

Publicidade
Publicidade