Continua após publicidade

Chá mate para pré-treino: como ele pode contribuir com seu desempenho

Nutricionista explica como a bebida pode ajudar e dá orientações sobre o consumo da erva

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 29 jul 2024, 12h01 - Publicado em 29 jul 2024, 12h00
Veja como o chá mate pode ajudar como pré-treino
Veja como o chá mate pode ajudar como pré-treino (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

O chá mate é uma bebida que vai muito além de ter um sabor agradável: ela pode oferecer uma série de benefícios para a saúde.

De acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo, essa erva possui diversas qualidades, já que tem saponinas e teobromina em sua composição. “Os dois antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam no sistema imunológico, no humor e na resistência insulínica, o que pode ajudar a prevenir diabetes. Outro benefício é o auxílio na oxidação das células de gordura, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue”, aponta.

Além disso, como a erva mate possui cafeína, ela ajuda a combater o cansaço e a sonolência, mas para pessoas que já lutam com essa falta de sono ou com a ansiedade é preciso tomar cuidado para que não fiquem mais aceleradas, ou sem conseguir dormir. Dessa forma é importante escolher bons horários para tomar o chá mate e não abusar.

Os benefícios, no entanto, não param por aí. Segundo a profissional, o chá mate também pode ser um excelente aliado de quem treina. A seguir, ela explica o motivo.

Continua após a publicidade

Benefícios do chá mate para pré-treino

Como explica a especialista, o chá mate é um aliado para quem quer potencializar o treino. E o benefício é bem parecido com o do café: o efeito termogênico. “Ingerir a bebida antes de começar a atividade física pode ajudar tanto na performance e rendimento, quanto na perda de peso, pelo efeito termogênico da cafeína que acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal”, aponta Fúlvia. E completa: “Obviamente não é a única ferramenta para quem tem esse objetivo, portanto, consultar um profissional continua sendo a prioridade para quem tem objetivos específicos na dieta ou no treino”.

Segundo a nutricionista, qualquer pessoa pode conhecer os benefícios da erva com muita criatividade. “Muitas receitas podem ser feitas com a erva mate em pó, como panquecas, bolos, brigadeiros e até mesmo pão. O importante é dosar a quantidade e avaliar o quanto o sabor vai aparecer”, ela finaliza.

Publicidade