Apesar de seu impressionante teor de nutrientes, o repolho é frequentemente esquecido. Embora possa parecer muito com alface, esse vegetal, na verdade, pertence ao gênero Brassica, que inclui brócolis, rabanete e couve de Bruxelas e vem em uma variedade de formas e cores, incluindo vermelho, roxo, branco e verde, e suas folhas podem ser enrugadas ou lisas.
Este vegetal é cultivado em todo o mundo há milhares de anos e pode ser encontrado em uma variedade de pratos, incluindo chucrute, kimchi e salada de repolho.
Veja, a seguir, 9 benefícios surpreendentes do repolho para a saúde, todos apoiados pela ciência.
1É rico em nutrientes
Embora o repolho seja muito baixo em calorias, ele possui um perfil nutricional impressionante.
Calorias: 22
Proteína: 1 g
Fibra: 2 g
Vitamina K: 56% do Valor Diário (VD)
Vitamina C: 36% do VD
Folato: 10% do VD
Manganês: 6% do VD
Vitamina B6: 6% do VD
Cálcio: 3% do VD
Potássio: 3% do VD
Magnésio: 3% do VD
O repolho também contém pequenas quantidades de outros micronutrientes, incluindo vitamina A, ferro e riboflavina.
Como você pode ver na lista acima, é rico em vitamina B6 e folato, ambos essenciais para muitos processos importantes do corpo, incluindo o metabolismo energético e o funcionamento normal do sistema nervoso.
Além disso, o repolho é rico em fibras e contém poderosos antioxidantes, que protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres.
Ele também é especialmente rico em vitamina C, um potente antioxidante que pode proteger contra doenças cardíacas, certos tipos de câncer e perda de visão.
2Pode ajudar a manter a inflamação sob controle
A inflamação nem sempre é uma coisa ruim. Na verdade, seu corpo depende da resposta inflamatória para se proteger contra infecções ou acelerar a cicatrização. Esse tipo de inflamação aguda é uma resposta normal a uma lesão ou infecção.
Por outro lado, a inflamação crônica que ocorre por um longo período de tempo está associada a muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, artrite reumatóide e doença inflamatória intestinal.
Vegetais crucíferos como o repolho contêm muitos antioxidantes diferentes que demonstraram reduzir a inflamação crônica.
3O repolho é rico em vitamina C
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água que desempenha muitos papéis importantes no corpo. Por exemplo, é necessário para produzir colágeno, a proteína mais abundante no corpo. O colágeno dá estrutura e flexibilidade à pele e é fundamental para o bom funcionamento dos ossos, músculos e vasos sanguíneos.
Além do mais, é um poderoso antioxidante. Na verdade, tem sido amplamente pesquisado por suas potenciais qualidades de combate ao câncer.
Embora o repolho verde e o roxo sejam excelentes fontes desse potente antioxidante, o repolho roxo contém significativamente mais.
4Ajuda a melhorar a digestão
Se você deseja melhorar sua saúde digestiva, o repolho rico em fibras é uma ótima opção. Este vegetal crocante está cheio de fibra insolúvel, um tipo de carboidrato que não pode ser decomposto no intestino. A fibra insolúvel ajuda a manter o sistema digestivo saudável, adicionando volume às fezes e promovendo movimentos intestinais regulares.
Comer mais repolho é uma excelente maneira de manter seu sistema digestivo saudável e feliz.
5Pode ajudar a manter seu coração saudável
O repolho roxo contém compostos poderosos chamados antocianinas. Eles dão a este delicioso vegetal sua cor roxa vibrante e pertencem à família dos flavonoides.
Muitos estudos encontraram uma ligação entre a ingestão de alimentos ricos nesse pigmento e a redução do risco de doenças cardíacas.
6Pode diminuir a pressão arterial
A hipertensão arterial afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo e é um importante fator de risco para doenças cardíacas e derrames.
O repolho roxo é uma boa fonte de potássio, fornecendo 9% do VD em uma porção de 2 xícaras (178 g). O potássio ajuda a excretar o excesso de sódio pela urina. Também relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial.
Pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol
As pessoas que têm colesterol alto também tendem a ter um risco aumentado de doenças cardíacas, especialmente quando apresentam níveis elevados de colesterol LDL (ruim).
O repolho contém duas substâncias que demonstraram diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim): a fibra solúvel e os esteróis vegetais, que são compostos vegetais estruturalmente semelhantes ao colesterol e reduzem o colesterol LDL, bloqueando a absorção de colesterol no trato digestivo.
8O repolho é uma excelente fonte de vitamina K
A vitamina K é uma coleção de vitaminas lipossolúveis que desempenham muitos papéis importantes no corpo.
Uma de suas principais funções é atuar como cofator de enzimas responsáveis pela coagulação do sangue. Sem vitamina K, o sangue perderia sua capacidade de coagular adequadamente, aumentando o risco de sangramento excessivo.
9É muito fácil adicionar à sua dieta
Além de ser super saudável, o repolho é uma delícia. Pode ser consumido cru ou cozido e adicionado a uma grande variedade de pratos como saladas e sopas.
Além de ser adaptável a muitas receitas, o repolho é extremamente acessível.
Não importa como você prepara o repolho, adicionar este vegetal crucífero ao seu prato é uma maneira saborosa de beneficiar sua saúde.