Benefícios das nozes: boas para o coração e versáteis em receitas
Muito mais que um ingrediente natalino, as nozes ajudam no controle da pressão arterial, tem ação anti-inflamatória e reduzem a chance de AVC
Cheias de possibilidades de consumo, as nozes são oleaginosas versáteis, saborosas e trazem diversos benefícios para a saúde.
De acordo com Soraia Batista, nutricionista da Pluxee, essas oleaginosas contribuem com a melhora e o bom funcionamento do organismo de diversas formas diferentes, da manutenção de peso à saúde do coração. Confira a seguir!
Benefícios das nozes
Além de auxiliarem no controle de colesterol e triglicerídeos sem promover o ganho de peso, essas oleaginosas ajudam a reduzir fatores de risco para dislipidemia, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica. São, ainda, ricas em ômega 3, 6 e em ácido alfa-linolênico, que ajudam no controle da pressão arterial, no estímulo do sistema imunológico, além de ter ações anti-inflamatórias.
“As nozes podem ser degustadas cruas, tostadas, com iogurte, mel e outras inúmeras opções. Por fornecerem um alto nível de energia, o consumo diário deve ser moderado. Associado a uma boa alimentação e estilo de vida equilibrado, as nozes são grandes aliadas da saúde”, revela a profissional.
Além disso, pesquisadores também observam que o consumo regular do alimento reduz a chance de acidente vascular cerebral (AVC). Um estudo da Universidade de Harvard associou o consumo frequente de nozes a uma maior expectativa de vida em adultos.
Dicas para consumir
- Fique de olho na data de fabricação (quanto mais recente, melhor);
- Nozes são sensíveis à luz, ao calor e ao ar. Podem facilmente oxidar, ficar rançosas, perder cor, odor, sabor e textura. Se isso acontecer ou se seu sabor estiver amargo ou ácido, descarte o produto;
- Na hora de guardar, armazene as nozes inteiras, com a casca e ambiente fresco.
- Para garantir seus benefícios sem ganho de peso, consuma até 5 nozes por dia.
Receitas com nozes
Quibe de abóbora com ricota e nozes
Ingredientes
- 250g de trigo para quibe
- 1 abóbora japonesa
- 1 maço de hortelã
- 250g de ricota
- 1/2 xícara de nozes picadas
- 2 colheres de azeite
- 1 cebola
- Alho triturado a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e a casca. Rale a casca e reserve. Corte a abóbora em cubos e cozinhe em água com sal até ficar bem macia. Escorra e faça um purê (pode amassar com o garfo ou bater na batedeira). Em uma panela, corte a cebola em cubinhos e refogue com o alho. Adicione o purê e misture bem. Hidrate o trigo com água morna por aproximadamente 20 minutos. Escorra o excesso de líquido do trigo e misture ao purê de abóbora, à casca ralada e às nozes. Junte com a hortelã picada e ajuste o sal. Unte uma assadeira com azeite e cobra até a metade com a massa. Tempere a ricota com sal e azeite, espalhe sobre a massa. Cubra a ricota temperada com o restante da massa. Asse em temperatura média (140°) por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Finalize com folhas de hortelã.
Pé de moleque com nozes
Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de açúcar de coco ou mascavo
- 1/2 xícara (chá) de melaço de cana-de-açúcar ou mel
- 1 xícara (chá) de amendoim torrado sem sal e sem casca
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de nozes
- Óleo de coco para untar
Modo de preparo
Coloque o açúcar, o melaço de cana-de-açúcar (ou mel) e a água em uma panela. Esquente em fogo baixo. Mexa algumas vezes durante 10 minutos até formar uma calda. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e mexa até a mistura de seu pé de moleque engrossar e soltar da panela. Despeje tudo em uma forma coberta com tapete de silicone ou antiaderente untada com óleo de coco. Espalhe a mistura na fôrma e aperte bem. Leve à geladeira por 30 minutos. Para servir, corte o pé de moleque em pedaços.