Continua após publicidade

5 benefícios das amoras que farão você amar essa fruta

Apesar de pequenas, as amoras são ricas em fibras, vitamina C e vitamina K, micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo

Por Marcela De Mingo
17 jan 2023, 08h00
benefícios das amoras
Os benefícios da amora vão de proteger as células neurais até fortalecer os ossos (Ir Solyanaya / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Quando o assunto é o verão, não existem frutas o suficiente para refrescar o calor. Mas, se você precisa de uma dica, nós temos a solução: amoras. As amoras são frutas deliciosas, da família das frutas vermelhas, e com um sabor único, além de serem bastante versáteis e uma ótima ideia para lanches e sobremesas. 

OS BENEFÍCIOS DAS AMORAS

Apesar de serem pequenas, as amoras são muito ricas em nutrientes. Para começo de conversa, elas são repletas de fibras, vitamina C, vitamina K, magnésio e cálcio. Fora isso, assim como tantas outras frutas vermelhas, são ótimos antioxidantes. 

Fora isso, são uma fonte interessante de macronutrientes: uma porção de 140 gramas, aproximadamente, tem apenas 62 calorias, 2 gramas de proteína, menos de 1 grama de gorduras, 14 gramas de carboidratos e 7 gramas de açúcar, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. 

Já com isso em mente, dá para perceber que as amoras são muito benéficas à saúde, certo? Mas, se você precisa de detalhes, continue lendo: 

1

Podem reduzir os riscos de doenças crônicas

Continua após a publicidade

 

Os antioxidantes são muito importantes para o bem-estar do organismo, assim como a vitamina C. Esses compostos protegem o organismo do estresse oxidativo, o protagonista no desenvolvimento desses tipos de doenças, como o câncer, condições cardíacas e diabetes

O estresse oxidativo acontece quando moléculas nocivas, chamadas “radicais livres“, danificam as células do corpo e se acumulam no organismo. Isso pode acontecer por muitos motivos, como um estilo de vida sedentário, excesso de poluição ambiente ou dietas ricas em gorduras e carboidratos. 

Os antioxidantes neutralizam esses radicais, prevenindo os danos celulares e, por consequência, prevenindo também contra doenças crônicas – e as amoras podem ajudar muito com isso! 

2

Pode colaborar com o sistema imunológico

Continua após a publicidade

 

Você talvez já saiba que a vitamina C é essencial para o sistema imunológico. As amoras são repletas desse composto, que colabora para a produção das células brancas (responsáveis por combater germes, vírus e bactérias), e também colabora para a cicatrização de feridas. 

Além disso, amoras contém vitamina A e magnésio na composição, que são necessários para que o organismo ofereça respostas imunes saudáveis às possíveis ameaças. 

3

Pode promover a saúde neurológica

 

Envelhecer bem significa pensar não só na saúde do corpo, como também da mente. Alimentos antioxidantes ajudam muito com esse objetivo, já que o estresse oxidativo pode danificar as células nervosas, levando a doenças degenerativas como a demência e o Alzheimer. 

Continua após a publicidade

Quando consumidas com frequência, frutas como as amoras ajudam a diminuir o estresse oxidativo, protegendo o cérebro desses danos. 

4

Melhora a digestão

 

As fibras solúveis e insolúveis – ambas presentes nas amoras -, são muito importantes para uma digestão saudável. As fibras insolúveis garantem que o excesso de alimento saia do organismo por meio das fezes. Já as solúveis colaboram para a formação de um bolo fecal saudável e estimulam os movimentos intestinais.    

5

Colabora para a saúde dos ossos

Continua após a publicidade

 

Por fim, mas não menos importante, os benefícios das amoras alcançam – literalmente -, os nossos ossos. Isso porque elas contêm vitamina K, importantíssima para a saúde dos ossos, e que também colabora para a rápida coagulação de ferimentos. 

Publicidade