Continua após publicidade

Benefícios da pipoca: aumenta a saciedade, oferece fibras e mais

Fonte de polifenóis e fibras, ela é um ótimo alimento para quem está em busca de uma alimentação saudável. Confira os benefícios da pipoca!

Por Ana Paula Ferreira
3 out 2023, 15h30
Conheça os benefícios da pipoca para a saúde
Conheça os benefícios da pipoca para a saúde (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Sempre que falamos dela, logo vem em mente um cinema, uma tarde vendo filmes em casa e momentos de descontração. No entanto, você sabia que a pipoca também pode trazer benefícios para a saúde?

Versátil, gostosa e prática, ela pode ser aliada na sua dieta, uma vez que é possível consumi-la de forma saudável, garantindo todos os seus nutrientes sem comprometer a saúde.

Segundo a engenheira de alimentos da Combrasil, Ana Rachel, o milho de pipoca carrega grande valor nutricional que quase ninguém imagina.

“Esse alimento dá a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal. Ele possui, ainda, polifenóis, antioxidantes que agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, os riscos de doenças cardíacas e a oxidação de colesterol. Apesar de ter um teor calórico, possui boa quantidade de fibras, o que faz deste grão uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico”, explica.

De acordo com a profissional, os benefícios na musculação vão desde o aumento da saciedade até a reposição do glicogênio muscular.

“Contribui para a prevenção doenças degenerativas como mal de Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer. É também uma fonte de vitaminas do complexo B, um grupo de micronutrientes que participa de diversas funções no organismo, inclusive do bom funcionamento do sistema nervoso”, revela Ana.

Continua após a publicidade

Benefícios da pipoca

1

 

 

Fonte de fibras

Ela contém uma quantidade significativa de fibras, essenciais para a saúde digestiva e para a prevenção de problemas como a prisão de ventre. As fibras também ajudam a promover a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso corporal.

2

 

 

Rica em antioxidantes

Estudos mostram que a pipoca é rica em antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam na proteção contra doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.

3

 

 

Baixo teor de calorias

Continua após a publicidade

Ela é um lanche de baixa caloria, especialmente quando comparada a outros petiscos como batatas fritas e salgadinhos industrializados. Um copo de pipoca estourada (sem manteiga) contém aproximadamente 30 calorias.

4

 

 

Fonte de energia

Rica em carboidratos complexos, ela é uma uma excelente fonte de energia para o corpo. Consumir pipoca antes de atividades físicas pode fornecer o combustível necessário para um desempenho satisfatório.

5

 

 

Grãos integrais

A pipoca é feita a partir de grãos de milho, que são considerados grãos integrais. Os grãos integrais fornecem nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, zinco e ferro.

Continua após a publicidade

Porção adequada de pipoca

A recomendação é uma ingestão de 20g (ou uma xícara e meia) por dia, isto é o suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento.

“Como qualquer outro alimento aliado da dieta, a pipoca também deve ser consumida com moderação. Por este motivo, se você quer ter a pipoca como aliada na dieta sem prejudicar a qualidade da sua alimentação. Opte por sempre consumir este produto com baixa quantidade de sal e com pouca, ou nenhuma, porção de gordura em sua preparação”, relembra a engenheira de alimentos.

Dicas para consumir de forma saudável

  • Opte pelo estouro natural

Evite a versão de micro-ondas, que geralmente contém aditivos e conservantes. Prefira estourar os grãos de milho em uma panela com um pouco de óleo ou, melhor ainda, utilize uma máquina de pipoca sem óleo.

  • Evite a adição excessiva de manteiga

Embora a manteiga seja uma opção popular para adicionar sabor, ela também adiciona calorias e gorduras.

  • Use pouca quantidade de sal

O consumo excessivo de sal pode ser prejudicial à saúde.

Continua após a publicidade

  • Experimente opções de temperos saudáveis

Para variar o sabor, experimente opções de temperos saudáveis, como curry em pó, páprica, alho em pó ou queijo parmesão ralado. Esses temperos adicionam sabor sem muitas calorias extras.

  • Atenção ao tamanho das porções

Embora seja uma opção de lanche saudável, é importante não exagerar nas porções. O consumo adequado é cerca de uma xícara de pipoca estourada.

Receitas saudáveis com pipoca

Se te falta ideia e criatividade, anote essas dicas e use a pipoca como aliada de uma vida saudável e equilibrada.

 

Pipoca pré-treino

Funcional, termogênica e ótima opção para ser consumida antes de fazer exercícios físicos.

Continua após a publicidade

Ingredientes

  • 60 gramas de óleo de coco
  • 100 gramas de milho para pipoca
  • 25 gramas de açúcar light ou demerara
  • 6 gramas de cacau em pó
  • 3 gramas de canela em pó

Modo de preparo

Em uma panela, adicione todos os ingredientes na panela. Leve ao fogo e mexa até começar a estourar. Então, tampe a panela e mexa para ajudar que a cobertura fique uniforme pelos grãos. Quando parar de ouvir o estouro do milho da pipoca, está pronto.

Petisco de pipoca gourmet

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1/3 de xícara de milho para pipoca
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de chá de raspas de limão
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • Raminhos de alecrim fresco
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Estoure a pipoca como de costume e coloque em uma assadeira. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Enquanto o forno aquece, em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione as raspas e o suco de limão, o alecrim, o sal e a pimenta do reino. Cozinhe por 3 ou 4 minutos e despeje sobre a pipoca. Mexa delicadamente e leve ao forno por 15 a 20 minutos.

 

Publicidade