Cinco razões para adicionar especiarias, como a pimenta, à sua dieta e turbinar sua saúde
Você vai querer adicionar um pouco de tempero na sua rotina da alimentação

Poucas coisas no mundo da culinária despertam opiniões mais fortes do que o tempero. Você prefere a versão suave, a média ou a versão apimentada? Felizmente para quem gosta de tempero (e não apenas o picante da capsaicina, presente nas pimentas), a ciência está a favor. Especiarias como canela, cúrcuma, alho, gengibre e cominho, assim como a pimenta, oferecem muitos benefícios à saúde.
Se você é agnóstico ou simplesmente não gosta de picante, a seguir, listamos cinco motivos convincentes para reconsiderar adicionar um pouco de tempero na sua alimentação.
1Alimentos apimentados trazem benefícios à longevidade
Comer alimentos apimentados seis ou sete dias por semana — mesmo que apenas uma vez por dia — reduziu as taxas de mortalidade em 14%, de acordo com um amplo estudo de 2015 realizado por Harvard e pelo Centro Nacional de Controle e Prevenção de Doenças da China. (Infelizmente, os benefícios são ainda maiores se você dispensar a margarita ou a Corona com seu taco apimentado.)
2
Alimentos apimentados aceleram o metabolismo
Dados de vários estudos indicam que certos temperos — como cominho, canela, cúrcuma, pimentas e pimentas — podem aumentar sua taxa metabólica de repouso e diminuir o apetite. Um estudo também descobriu que o açafrão suprimiu o crescimento de tecido adiposo em camundongos.
O efeito é leve, então colocar canela no seu pãozinho provavelmente não ajudará na perda de peso. Mas se você atingiu um platô em sua jornada de perda de peso, temperá-lo pode ser a solução ideal.
3
Especiarias combatem a inflamação
A curcumina, um composto presente na cúrcuma, pode reduzir a inflamação no corpo. Na medicina ayurvédica, as propriedades anti-inflamatórias do gengibre e do alho são usadas há séculos para tratar uma série de condições, como artrite, doenças autoimunes e até mesmo dores de cabeça e náuseas.
4
Especiarias podem até ajudar a combater células cancerígenas
A capsaicina, um componente ativo da pimenta, demonstrou retardar e destruir células cancerígenas. Um estudo da UCLA descobriu que a capsaicina inibiu o crescimento de células cancerígenas da próstata em camundongos, deixando as células saudáveis intactas.
5
Especiarias ajudam a matar bactérias
Cominho e cúrcuma demonstraram ter poderosas propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Isso significa que podem ser usados contra bactérias nocivas ao corpo.
Alguns cuidados:
A capsaicina, a substância ácida encontrada nas pimentas, pode provocar sintomas intensos de curto prazo, como dor de estômago, diarreia e vômitos em quem consome quantidades excessivas. Isso ocorre devido à superestimulação do sistema nervoso. A boa notícia é que não há danos permanentes ao revestimento intestinal.
Embora se acreditasse anteriormente que alimentos apimentados pudessem causar úlceras, evidências atuais confirmam que a capsaicina oferece proteção contra o patógeno causador de úlceras, H. pylori. A capsaicina também atua como um analgésico (Fonte Confiável) quando aplicada topicamente ou ingerida. Dito isso, se você é novo no consumo de alimentos apimentados, aumente a ingestão lentamente para minimizar os sintomas indesejáveis.
Resumindo:
Não importa se você prefere doces ou salgados, temperos podem ser incorporados a qualquer dieta. O resultado é uma adição satisfatória e saudável. Eles podem até aumentar duas substâncias químicas que promovem o bem-estar no corpo: endorfinas e dopamina. Isso pode explicar aquele desejo insaciável por comida apimentada. Os temperos também podem ajudar a reduzir a quantidade de gorduras e doces prejudiciais à saúde, que são facilmente adicionados como uma solução rápida para o paladar.
Resumindo, abandone o açúcar e adicione um pouco de tempero para melhorar e ampliar seu estilo de vida e seus horizontes culinários.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.