Benefícios do chá vermelho: melhora a digestão, o metabolismo e mais
Parte das famílias da Camellia sinenses, o chá vermelho ainda é anti-inflamatório e aliado do emagrecimento. Saiba mais sobre ele!
O chá vermelho é uma combinação potente entre sabor intenso e benefícios à saúde. Apesar de, provavelmente, ser a variedade de chá menos conhecida no Ocidente, ele está cada vez mais popular devido às propriedades que fazem dele uma bebida medicinal.
De acordo com Raúl Cotes, da área de produtos da Tea Shop Brasil e Espanha, a particularidade do chá vermelho está no processo de pós-fermentação.
“As folhas passam por uma maturação, que pode levar anos ou ser acelerada com o aquecimento das folhas. O resultado é uma bebida com baixo teor de teína (ideal para quem não quer um chá muito estimulante) e com capacidade depurativa”, ele explica.
Assim, o chá vermelho costuma ser indicado por nutricionistas para estimular o metabolismo, além de ser considerado um aliado no emagrecimento: facilita a digestão, é anti-inflamatório, combate o colesterol ruim (LDL) e tem efeito diurético.
“Associar as propriedades do chá vermelho a um processo de reeducação alimentar pode ser potencializado com o consumo regular da bebida”, completa Cotes.
Pu Erh
O profissional ensina que o chá vermelho também é chamado de Pu Erh, nome da cidade chinesa onde surgiu e que identifica os chás envelhecidos.
Ele é uma das famílias da planta Camellia sinenses, a que dá origem ao chá propriamente dito. “É dela que provêm também o chá branco, o chá verde, o chá preto e o Oolong (azul). A diferença entre os tipos é a maturidade das folhas e os processos aos quais são submetidas, por isso cada um tem características químicas e sensoriais próprias”, comenta Cotes.
E finaliza: “Por conta da fermentação, o chá vermelho produz uma infusão castanho-escura com tonalidades avermelhadas, de sabor terroso e complexo, que combina com aromas doces e frutas vermelhas”