Continua após publicidade

11 bebidas alcoólicas mais saudáveis, segundo nutricionistas

Veja pelo que optar no Happy Hour

Por Larissa Serpa
16 jan 2023, 13h07
4 taças com as Bebibas alcoólicas mais saudáveis
Você sabe quais são as 4 taças com as bebibas alcoólicas mais saudáveis? (George Desipris/Pexels)
Continua após publicidade

A maneira mais saudável de beber é com moderação e com bastante água para contrabalançar os efeitos diuréticos, além de com o estômago bem equipado, como explicamos aqui. Mas claro, além dessas ajudas, optar pelas bebidas alcoólicas mais saudáveis também ajuda.

Abaixo, nós contamos quais são as 11 das bebidas alcoólicas mais saudáveis segundo nutricionistas, para escolher na próxima vez que você quiser beber.

1

Vinho tinto
O vinho tinto é amplamente reconhecido como uma das bebidas alcoólicas mais saudáveis que existem. Ele é relativamente baixo em calorias e também oferece alguns benefícios à saúde por ser rico em antioxidantes como resveratrol e proantocianidinas, que podem promover a saúde cardiovascular.

Estudos mostraram que beber uma quantidade moderada de vinho tinto com um teor alcoólico de 12% a 15% diariamente pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, já que estas demonstraram reduzir os níveis de colesterol ruim. Além disso, os polifenóis nos vinhos tintos também ajudam a manter os vasos sanguíneos flexíveis e podem até diminuir o risco de câncer.

2

Tequila On the Rocks
Este conceito é fortemente debatido, mas há algumas evidências que sugerem que a tequila pode não ter qualidades depressivas tão severas em comparação com outros álcoois. Muitas vezes, as pessoas relatam sentir-se melhor depois de beber tequila e alguns estudos indicam que é possível que os açúcares da tequila não mudem os níveis de açúcar no sangue como outros álcoois.

3

Vodka Soda
Apesar de não ser um drink muito popular no Brasil, a Vodka Soda tem poucas calorias e açúcar e é amplamente reconhecida como uma das bebidas mais saudáveis.

Continua após a publicidade

Ela é feita com água com gás (que é hidratante) vodka, e limão.

A vodka pode melhorar a circulação sanguínea e ajudar a desenvolver vasos colaterais que ligam o coração aos pulmões.

4

Blood Mary
Legumes frescos tornam este coquetel uma vitória para todos. Além do suco de tomates frescos, ele também vai salsa e outras especarias benéficas para o coração como pimenta do reino. Mas claro, é bom não tomar muito se você está preocupado com as calorias.

Veja aqui o teor calórico de cada bebida alcoólica

Além disso, fique de olho em guarnições e suplementos cheios de sódio.

Continua após a publicidade

5

Spritzer de vinho
Spritzers são ideais quando as temperaturas sobem. É um mistura de vinho com água com gás. Isso não apenas reduz o teor alcoólico e calórico de cada bebida, mas também adiciona um elemento hidratante.

6

Champanhe seco
Vinhos espumantes e champanhe podem ser uma maneira relativamente saudável de desfrutar de um coquetel indulgente. A chave é escolher uma variedade seca. Os vinhos secos indicam um nível mais baixo de açúcar. Se você está preocupado com o consumo de açúcar, champanhe seco é o caminho!

7

Vinho quente
Os vinhos quentes são populares nas festas juninas, mas você pode apreciá-los o ano todo. Ele combina os antioxidantes do vinho tinto com uma mistura de especiarias e ervas saudáveis que podem dar à sua bebida um impulso terapêutico, como a canela.

8

Margarita com suco de limão espremido na hora
A chave aqui é abandonar o xarope engarrafado e o suco de limão e optar por limão fresco, tequila de alta qualidade, gelo e talvez um pouco de água com gás. Seu barman provavelmente saberá como criar uma dessas bebidas populares.

9

Kombucha Alcoólico
Conhecida como Hard Kombucha, ela é naturalmente fermentada e oferece benefícios probióticos.

Continua após a publicidade

1 0

Cerveja de baixa caloria
Você conhece a cerveja de baixa caloria? São cervejas artesanais com menos de 100 calorias.

Além do benefício de ser menos calórica, um estudo do American Journal of the Medical Sciences afirma que a cerveja artesanal contém mais proteínas e vitaminas do complexo B do que o vinho, com outros ingredientes como fósforo, ácido fólico e niacina e até altos níveis de cálcio e magnésio.

1 1

Cidra 
Uma opção refrescante, a cidra pode conter quase tantos antioxidantes quanto uma taça de vinho tinto.

Publicidade