Continua após publicidade

Alimentos ricos em flavonoides melhoram a memória, diz estudo

Segundo a pesquisa, os flavonóides, encontrados em vários alimentos, como uva, chá e cacau, são poderosos pra a saúde do cérebro

Por Ana Paula Ferreira
28 jul 2023, 10h00
As uvas estão entre os alimentos ricos nessa substância. Confira quais são os outros
As uvas estão entre os alimentos ricos nessa substância. Confira quais são os outros (Marco Antonio Victorino/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Não é de hoje que sabemos que os alimentos ricos em flavonoides são benéficos para a saúde. Recentemente, contudo, a ciência descobriu mais um bom motivo para essas substâncias químicas naturais serem consumidas.

Uma pesquisa publicada em 30 de maio na Proceedings of the National Academy of Sciences, sugere que o consumo de suplementos de flavanol – uma classe de flavonoides – pode melhorar a memória em alguns adultos mais velhos.

O estudo foi conduzido por pesquisadores de várias instituições, incluindo a Universidade de Columbia, a Universidade de Harvard, a Universidade de Nova York e a Universidade de Reading, no Reino Unido. Aos detalhes!

Como os flavonoides podem aumentar a memória

Feito com mais de 3.500 participantes, o estudo dividiu as pessoas em dois grupos aproximadamente iguais. Enquanto um recebeu um suplemento dietético de flavanol com cerca de 500 miligramas de flavonoides à base de cacau (um composto natural), o outro recebeu um placebo.

Continua após a publicidade

Durante três anos, os pesquisadores acompanharam esses indivíduos usando ferramentas de tecnologia para identificar as pontuações básicas de saúde e memória de cada um, sendo uma delas o Alternative Health Eating Index (aHEI).

Ao avaliarem os resultados, eles notaram que as principais melhorias foram encontradas entre os indivíduos com as pontuações mais baixas de aHEI (abaixo de 38), o que, segundo os profissionais, “reflete uma qualidade da dieta que varia da média dos EUA a um pouco abaixo da média”.

Com isso, os cientistas descobriram que aqueles que tiveram uma dieta pobre, mas que receberam uma pílula de flavanol, tiveram um aumento sustentado nos níveis de memória de linha de base em comparação com os que receberam o placebo.

Continua após a publicidade

Como ter mais flavonoides na dieta

Os pesquisadores estudaram os efeitos dos suplementos de flavanol à base de cacau. Contudo, sabemos que também é possível aumentar a ingestão dessa substância com a ajuda de alimentos ricos em flavonoides. Alguns deles são:

Aqui vão algumas sugestões para te ajudar:

Chá preto com frutas vermelhas

.

Chá preto com frutas vermelhas da Twinings of London, com 10 sachês de infusão.

Continua após a publicidade

Cacau em pó solúvel - 100% Cacau

.

Cacau em pó com sabor intenso, ideal para o preparo de receitas. Não contém açúcar, é 100% cacau. Alérgicos: contém derivados de soja e glúten.

Continua após a publicidade

Chocolate 80% cacau

.

Barra de chocolate 80% cacau, da Serra do Canduru Nugali. Produzido com cacau de origem única, premiado no Salon du Chocolat. Possui notas frutais e cítricas. Contém 85g.

Vinho tinto Periquita

.

Vinho tinto Periquita, garrafa com 750ml. Elaborado com uvas Viníferas tintas Castelão, trincadeira e Aragonez, harmoniza com carnes vermelhas, carnes de caça e queijos duro.

Continua após a publicidade

“Envelhecimento cognitivo” x Alzheimer

Adam Brickman, médico e um dos autores do estudo, explicou em entrevista ao portal Healthline que é importante saber que, embora muitas pesquisas sobre memória em adultos mais velhos tendam a se concentrar em condições como o Alzheimer, estudos como o dele e de sua equipe são mais baseados no chamado “envelhecimento cognitivo”.

“Acho que, com base nos experimentos que fizemos nos últimos 15 anos, estamos explorando um sistema de memória que achamos que muda com o envelhecimento normal”, ressaltou.

Publicidade