Continua após publicidade

7 alimentos que diminuem a vontade de comer no frio

Veja quais alimentos que diminuem a vontade de comer no frio e controle os excessos durante o inverno para manter a saúde em dia

Por Ana Paula Ferreira
27 jun 2023, 13h56
Nutricionista apontam quais alimentos diminuem a vontade de comer no frio e por que
Nutricionista apontam quais alimentos diminuem a vontade de comer no frio e por que (nensuria/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

É super comum que, no inverno, a gente tenha mais apetite. Assim, para encarar essa estação sem prejudicar a saúde, o ideal é apostar em alimentos que diminuem a vontade de comer no frio.

O que ocorre é que, diante dos termômetros baixos, a temperatura do nosso corpo diminui e, para mantê-lo aquecido, gastamos mais energia. Com isso, nesse processo, acabamos comendo mais.

Para evitar os excessos, portanto, é indicado montar o prato de comida com algumas opções que ajudam a suprir as necessidades do organismo e a deixá-lo saciado, controlando, assim, os excessos comuns do inverno.

Veja, a seguir, as orientações da nutricionista parceira do GetNinjas, Mônica Symphoroso.

Alimentos que diminuem a vontade de comer no frio

1

Proteína animal

Aqui, vale a carne vermelha, o frango ou o peixe, desde que não seja consumida frita. Evite, também, as opções de carne mais gordurosas.

2

Folhosos

Continua após a publicidade

“Ricos em fibras, eles aumentam a saciedade, além de conterem bastante fitos químicos, minerais ótimos para agregar nutrientes ao seu corpo”, aponta Mônica. Algumas ótimas opções são: acelga, agrião, alface, almeirão, bertalha, cheiro verde, chicória e couve.

3

Carboidratos complexos

Exemplos como batata doce, mandioca, massas integrais e arroz integral têm absorção lenta e, com isso, oferecem maior sensação de saciedade.

Continua após a publicidade

4

Castanhas e amêndoas

Segundo a nutricionista, elas são classificadas como gordura boa e estimulam os neurotransmissores responsáveis pela saciedade, além de acalmarem a fome.

5

Banana

“Queridinha da praticidade dos lanches da tarde para quem está na reeducação alimentar ou é um atleta nato, a banana nos beneficia com energia, carboidrato que ajuda a driblar a fome. Quando consumida com aveia fica ainda melhor”, sugere a profissional.

6

Cereais integrais

Continua após a publicidade

Ricos em fibras, eles demoram para serem digeridos, aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino.

7

Linhaça e Chia

Ricas em ômega-3, elas podem ser adicionadas às frutas e saladas, colaborando com a saciedade e o aumento do valor nutricional do seu prato.

Publicidade