Continua após publicidade

4 dicas de alimentação para prevenir doenças cardíacas

Não exagerar no sal e comer frutas e legumes são duas medidas fundamentais para evitar problemas no coração. Entenda!

Por Juliany Rodrigues
19 abr 2024, 14h00

As doenças cardíacas estão entre as principais causas de mortalidade global, acometendo milhões de pessoas. Além de obesidade, tabagismo, falta de exercício físico, colesterol alto, estresse crônico e hipertensão, uma dieta inadequada também é um fator de riscos significativo para esses problemas.

“A alimentação desempenha um papel crucial tanto na prevenção quanto no manejo dessas condições. Alguns alimentos são benéficos e podem melhorar a função cardíaca, enquanto outros podem aumentar o risco de problemas cardíacos”, explica Priscila Bernardes, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Newton Paiva.

A seguir, a profissional dá 4 dicas de alimentação para evitar doenças cardíacas. Confira!

Dicas de alimentação para evitar doenças cardíacas

1

Consuma alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos e legumes, ajudam a diminuir os níveis de colesterol e a promover a sensação de saciedade, contribuindo para a manutenção do peso corporal. Também oferecem ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo a saúde do coração.

“O consumo de frutas, legumes e vegetais está associado com a menor incidência e mortalidade por doenças cardíacas e seus fatores de risco, como obesidade e diabetes tipo II”, conta.

Continua após a publicidade

2

Aposte em peixes gordurosos

Em peixes gordurosos, por exemplo, sardinha e salmão, é possível encontrar ácidos graxos e ômega-3, dois componentes que favorecem o funcionamento adequado do sistema cardiovascular, reduzindo triglicerídeos no sangue e a pressão arterial e atrapalhando o desenvolvimento de placas nas artérias.

“Para evitar as doenças cardíacas, aumente o consumo de gorduras mono insaturadas e poli insaturadas. Estes tipos de gorduras podem ser encontrados no azeite, peixes, castanhas e nozes”, recomenda a profissional.

3

Fique longe das gorduras

Alimentos ricos em gorduras saturadas, trans e colesterol, entre eles, carne vermelha, laticínios integrais, ultraprocessados e frituras, afetam negativamente o coração, colaborando para o acúmulo de placas nas artérias. Por isso, é fundamental comê-los com moderação.

Continua após a publicidade

4

Não exagere no sal

O consumo excessivo de sal pode levar à hipertensão, um fator de risco para doenças cardíacas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve consumir menos que 5 gramas de sal diariamente.

“Adicione sal somente durante o preparo dos alimentos. Para temperar a comida, vale caprichar em temperos naturais, em substituição ou diminuição do sal, como: orégano, salsinha, cebolinha e manjericão”, indica a especialista.

Se exercitar, não fumar, gerenciar o estresse e manter um peso saudável são cuidados indispensáveis para evitar doenças cardíacas e melhorar a qualidade de vida, além de uma alimentação equilibrada.

Por fim, Priscila ressalta a importância de pessoas com um elevado de doenças cardíacas manterem suas consultas médicas em dia. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para o manejo eficaz das doenças cardíacas e podem significar a diferença entre a vida e a morte”, conclui.

Continua após a publicidade

Publicidade

Publicidade