Continua após publicidade

Air fryer: 6 mitos e verdades sobre a queridinha do momento

Segundo pesquisa, a air fryer é um dos eletrodomésticos mais vendidos no e-commerce brasileiro. Saiba tudo sobre ela!

Por Ana Paula Ferreira
5 out 2023, 11h46

Não dá para negar que a nova estrela da cozinha é a air fryer. Por ter a função comparada ao fogão e abrir mão do uso de óleo, as fritadeiras elétricas caíram no gosto dos brasileiros nos últimos anos.

Prova disso é que, segundo a empresa de pesquisa de mercado GfK, elas foram um dos eletrodomésticos mais vendidos no e-commerce do Brasil no primeiro semestre de 2021. E, de acordo com dados do Mercado Livre, em 2021, a procura por air fryer cresceu 156% em relação ao ano anterior. Contudo, mesmo com sua popularidade, ainda existem muitas dúvidas sobre o funcionamento, benefícios e suas funções.

“Ao adquirir uma air fryer e desvendar todas as funções do aparelho, você acaba inserindo o produto na sua rotina, fazendo com que fique até difícil de preparar os pratos sem o auxílio da fritadeira”, comenta Scott Ye, CEO da Gaabor, marca de utensílios domésticos especialista em air fryers.

Pensando no assunto, e em tirar as dúvidas do consumidor, Scott separou os principais mitos e verdades relacionado às fritadeiras elétricas. Confira a seguir!

Continua após a publicidade

Mitos e verdades da air fryer

1

É mais saudável do que a fritura tradicional

VERDADE. A fritadeira elétrica é considerada muito mais saudável do que a fritura tradicional, porque requer menos óleo, o que, claro, reduz a ingestão de calorias e gorduras. Como consequência, diminui a gordura saturada e a formação acrilamida, substância química que pode se formar em alimentos fritos em óleos a altas temperaturas, que pode ser prejudicial à saúde, sendo passível até de desenvolver câncer.

Continua após a publicidade

2

Ela é completamente livre de óleo

MITO. Por mais que esse equipamento seja menos prejudicial à saúde, por não utilizar quantidades absurdas de óleo, não dispensa a utilização do alimento. Não é necessário em todos os preparos, porém, em algumas situações, para um melhor resultado, deve ser usado o óleo.

Continua após a publicidade

3

É autolimpante

MITO. A air fryer não tem a função autolimpante. O cesto que vem junto da fritadeira deve ser lavado de maneira tradicional. Porém, não se observa dificuldades ao fazer a limpeza do equipamento, apenas o cesto precisa ser lavado; o exterior do objeto pode ser limpo com apenas um pano molhado, para mantê-lo higienizado.

Continua após a publicidade

4

Faz menos sujeira que a fritadeira comum

VERDADE. Como na air fryer o uso do óleo é mínimo, não precisa encher uma frigideira de óleo para preparar o alimento, portanto, a cozinha não fica com aquele cheiro forte de gordura e óleo quente não espirra pelo fogão, pia ou até mesmo pelo teto.

Continua após a publicidade

5

Não é uma opção para alimentos congelados

MITO. Pelo contrário, é a melhor opção para descongelar e preparar os alimentos refrigerados. É, na verdade, uma ótima aliada no preparo de cardápios que precisam de certa rapidez.

6

Não altera o sabor da comida

VERDADE. Da mesma forma que o preparo tradicional, tudo depende da maneira que o alimento está sendo colocado no recipiente. Se o tempo exceder, ele ficará ressecado e, se retirado antes do tempo ideal, ele pode ficar cru.

Publicidade

Publicidade