Continua após publicidade

25 superalimentos para adicionar à sua dieta

Conheça os benefícios de cada uma

Por Ana Paula Ferreira
25 mar 2023, 09h59

Com tantas opções de dietas hoje, fica até difícil escolher quais alimentos devem ou não fazer parte de um cardápio saudável e balanceado. Mas uma maneira fácil de garantir o consumo dos nutrientes necessários no dia a dia é apostar nos superalimentos, que nada mais são do que ingredientes naturais cheios de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Pensando nisso, a nutricionista Fernanda Cosi, de São Paulo, apontou 25 superalimentos e os benefícios de cada um deles. Anote e comece e colocá-los em seus pratos com mais frequência!

25 SUPERALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS

1. Iogurte grego
De acordo com Fernanda, além de conter significativamente mais proteína do que o iogurte comum, o iogurte grego ainda é uma boa fonte de cálcio e probióticos, que ajudam a manter a saúde intestinal.

2. Quinoa
“Trata-se de um superalimento rico em proteína, fibras, vitaminas e minerais, incluindo ferro e magnésio, e tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas”, aponta a profissional.

3. Amoras
Essas frutinhas são ricas em antioxidantes, vitaminas C e K e fibras, além de serem baixas em calorias e poderem ajudar na redução do risco de doenças crônicas, melhora na digestão e no sistema imunológico.

Continua após a publicidade
benefícios das amoras
Os benefícios da amora vão de proteger as células neurais até fortalecer os ossos (Ir Solyanaya / Pexels/Divulgação)

4. Couve
Rica em vitaminas A, C e K, minerais como cálcio e ferro, além de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, a couve pode ajudar na redução do risco de doenças crônicas e no fortalecimento do sistema imunológico.

5. Chia
Segundo a profissional, essas sementes são ricas em fibras, ácidos graxos, ômega-3 e minerais como cálcio, ferro e magnésio.
“Com isso, a chia pode ajudar na redução do risco de doenças cardíacas, regulação do açúcar no sangue, melhora na digestão e na saúde óssea.”

6. Aveia
Rica em fibras solúveis, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e magnésio, ela colabora com a redução do colesterol e do risco de doenças cardíacas, além de regular o açúcar no sangue e melhorar a digestão e a saúde intestinal”, aponta Fernanda.

Pote e colher com aveia
(AnnaPustynnikova/Thinkstock/Getty Images)

7. Chá verde
Além de conter cafeína, que contribui de forma positiva para a concentração e o aumento da energia, o chá verde é rico em polifenóis e catequinas, antioxidantes que podem ajudar na prevenção de doenças crônicas,

8. Brócolis
Rico em vitaminas C e K, ácido fólico e carotenoides, além de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, ele tem efeitos positivos na redução do risco de doenças crônicas e na melhora na saúde óssea e imunológica.

Continua após a publicidade

9. Morango
A fruta contém uma grande quantidade de vitamina C, fibras, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, colaborando com a diminuição do risco de doenças crônicas, além da melhora na saúde cardiovascular e no sistema imunológico.

Vários morangos frescos vistos de cima
(anilakkus/Thinkstock/Getty Images)

10. Salmão
“Este peixe é rico em proteínas de alta qualidade, ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B e minerais como selênio e potássio”, aponta a nutricionista.
Como benefícios, é possível notar uma redução do risco de doenças cardíacas, além da melhora da saúde cerebral, ocular e óssea.

11. Melancia
Uma das frutas mais ricas em água, a melancia também tem uma grande quantidade de vitaminas A e C, além de compostos antioxidantes como licopeno e citrulina, que ajudam a hidratar o corpo, reduzir o risco de doenças crônicas, melhorar a saúde cardiovascular e, por fim, contribuir para a recuperação muscular após atividades físicas intensas.

12. Espinafre
Ele pode tem efeitos na redução do risco de doenças crônicas, na melhora na saúde óssea e imunológica, e na saúde dos olhos, uma vez que é rico em vitaminas A, C e K, além de minerais como ferro, cálcio e magnésio, e compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Imagem meramente ilustrativa
(Jacqueline Howell/Pexels)

13. Pistache
Essa oleaginosa é rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, potássio e magnésio, além de compostos antioxidantes.
“Ela faz bem para a saúde cerebral e saúde ocular, além de auxiliar no controle do açúcar no sangue e na redução do risco de doenças cardíacas”, aponta a profissional.

Continua após a publicidade

14. Ovos
Ingrediente presente na alimentação de muitas pessoas, o ovo é rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas do complexo B, vitamina D e minerais como ferro e selênio.
Entre seus benefícios, estão a construção e manutenção da massa muscular, regulação do sistema nervoso e a melhora na saúde óssea e imunológica.

15. Amêndoas
“Ricas em proteínas, fibras, vitamina E, ácidos graxos ômega-3 e minerais como cálcio e magnésio, além de compostos antioxidantes, elas auxiliam na redução do risco de doenças cardíacas, no controle do açúcar no sangue e na melhora da saúde cerebral e óssea.”

Amêndoas
(LindasPhotography/Thinkstock/Getty Images)

16. Gengibre
O gengibre possui benefícios abundantes para a saúde, uma vez que auxilia no controle de náuseas, funcionando bem como remédio para enjôos matinais.
Além disso, ele também pode contribuir para o controle dos níveis de açúcar no sangue.

17. Beterraba
Rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, a beterraba também oferece uma boa porção de vitaminas e minerais como ácido fólico, ferro e potássio, podendo ajudar na melhora na saúde cardiovascular, na redução do risco de doenças crônicas, na digestão e no desempenho físico.

18. Feijões
Um dos alimentos mais tradicionais dos pratos dos brasileiros, os feijões são ricos em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e potássio.
Como benefícios, eles oferecem a regulação do açúcar no sangue, redução do risco de doenças crônicas e melhora na saúde cardiovascular e digestiva, além de promover saciedade e controle de peso.

Continua após a publicidade

19. Abóbora
“Rica em vitaminas A e C, fibras e minerais como potássio e magnésio, além de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios,ela ajuda na redução do risco de doenças crônicas e melhora a saúde ocular, a digestão e o sistema imunológico.

abobora
(istetiana/Reprodução)

20. Maçã
A maçã é uma fruta poderosa, pois pode contribuir para a melhora da saúde cardiovascular, da digestão e do sistema imunológico, além de reduzir o risco de doenças crônicas. Isso tudo porque ela é rica em fibras solúveis e compostos antioxidantes, além de vitaminas e minerais como vitamina C e potássio.

21. Cranberries
Elas oferecem uma boa quantidade de compostos antioxidantes, fibras, vitamina C e minerais como manganês, que ajudam na redução do risco de doenças crônicas, melhora da saúde do trato urinário e da saúde cardiovascular, além de ajudar na prevenção de infecções.

22. Alho
Item básico e indispensável para tantas receitas, o alho tem compostos sulfurados, antioxidantes e anti-inflamatórios, contribuindo com a melhora da saúde cardiovascular, da imunidade e da saúde óssea, além de diminuir o risco de doenças crônicas
“O alho também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol, além de ser um antibacteriano natural”, ressalta Fernanda.

alho
(Pri Barbosa/Reprodução)

23. Couve-flor
“Rica em compostos antioxidantes, fibras e vitaminas e minerais como vitamina C e K, ácido fólico e potássio, ela ajuda na redução do risco de doenças crônicas e na melhora da saúde cardiovascular e digestiva, além de contribuir com a saúde óssea e com a prevenção de certos tipos de câncer.

Continua após a publicidade

24. Alho-poró
Este vegetal pode melhorar a saúde cardiovascular e digestiva, diminuir o risco de doenças crônicas e ainda colaborar com a saúde óssea e com a prevenção de certos tipos de câncer – benefícios que se dão pelas quantidades de vitaminas e minerais como vitamina C, vitamina K e folato, além de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, presentes nele.

25. Lentilhas
As lentinhas são ricas em fibras, proteínas, ferro, folato e outros nutrientes essenciais, e têm como benefícios a redução do risco de doenças crônicas e a melhora na saúde cardiovascular e digestiva, além de ajudar na manutenção de um peso saudável e na redução do colesterol.

Publicidade
Publicidade