Com tantas opções de dietas hoje, fica até difícil escolher quais alimentos devem ou não fazer parte de um cardápio saudável e balanceado. Mas uma maneira fácil de garantir o consumo dos nutrientes necessários no dia a dia é apostar nos superalimentos, que nada mais são do que ingredientes naturais cheios de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Pensando nisso, a nutricionista Fernanda Cosi, de São Paulo, apontou 25 superalimentos e os benefícios de cada um deles. Anote e comece e colocá-los em seus pratos com mais frequência!
25 SUPERALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS
1. Iogurte grego
De acordo com Fernanda, além de conter significativamente mais proteína do que o iogurte comum, o iogurte grego ainda é uma boa fonte de cálcio e probióticos, que ajudam a manter a saúde intestinal.
2. Quinoa
“Trata-se de um superalimento rico em proteína, fibras, vitaminas e minerais, incluindo ferro e magnésio, e tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas”, aponta a profissional.
3. Amoras
Essas frutinhas são ricas em antioxidantes, vitaminas C e K e fibras, além de serem baixas em calorias e poderem ajudar na redução do risco de doenças crônicas, melhora na digestão e no sistema imunológico.
4. Couve
Rica em vitaminas A, C e K, minerais como cálcio e ferro, além de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, a couve pode ajudar na redução do risco de doenças crônicas e no fortalecimento do sistema imunológico.
5. Chia
Segundo a profissional, essas sementes são ricas em fibras, ácidos graxos, ômega-3 e minerais como cálcio, ferro e magnésio.
“Com isso, a chia pode ajudar na redução do risco de doenças cardíacas, regulação do açúcar no sangue, melhora na digestão e na saúde óssea.”
6. Aveia
“Rica em fibras solúveis, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e magnésio, ela colabora com a redução do colesterol e do risco de doenças cardíacas, além de regular o açúcar no sangue e melhorar a digestão e a saúde intestinal”, aponta Fernanda.
7. Chá verde
Além de conter cafeína, que contribui de forma positiva para a concentração e o aumento da energia, o chá verde é rico em polifenóis e catequinas, antioxidantes que podem ajudar na prevenção de doenças crônicas,
8. Brócolis
Rico em vitaminas C e K, ácido fólico e carotenoides, além de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, ele tem efeitos positivos na redução do risco de doenças crônicas e na melhora na saúde óssea e imunológica.
9. Morango
A fruta contém uma grande quantidade de vitamina C, fibras, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, colaborando com a diminuição do risco de doenças crônicas, além da melhora na saúde cardiovascular e no sistema imunológico.
10. Salmão
“Este peixe é rico em proteínas de alta qualidade, ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B e minerais como selênio e potássio”, aponta a nutricionista.
Como benefícios, é possível notar uma redução do risco de doenças cardíacas, além da melhora da saúde cerebral, ocular e óssea.
11. Melancia
Uma das frutas mais ricas em água, a melancia também tem uma grande quantidade de vitaminas A e C, além de compostos antioxidantes como licopeno e citrulina, que ajudam a hidratar o corpo, reduzir o risco de doenças crônicas, melhorar a saúde cardiovascular e, por fim, contribuir para a recuperação muscular após atividades físicas intensas.
12. Espinafre
Ele pode tem efeitos na redução do risco de doenças crônicas, na melhora na saúde óssea e imunológica, e na saúde dos olhos, uma vez que é rico em vitaminas A, C e K, além de minerais como ferro, cálcio e magnésio, e compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.
13. Pistache
Essa oleaginosa é rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, potássio e magnésio, além de compostos antioxidantes.
“Ela faz bem para a saúde cerebral e saúde ocular, além de auxiliar no controle do açúcar no sangue e na redução do risco de doenças cardíacas”, aponta a profissional.
14. Ovos
Ingrediente presente na alimentação de muitas pessoas, o ovo é rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas do complexo B, vitamina D e minerais como ferro e selênio.
Entre seus benefícios, estão a construção e manutenção da massa muscular, regulação do sistema nervoso e a melhora na saúde óssea e imunológica.
15. Amêndoas
“Ricas em proteínas, fibras, vitamina E, ácidos graxos ômega-3 e minerais como cálcio e magnésio, além de compostos antioxidantes, elas auxiliam na redução do risco de doenças cardíacas, no controle do açúcar no sangue e na melhora da saúde cerebral e óssea.”
16. Gengibre
O gengibre possui benefícios abundantes para a saúde, uma vez que auxilia no controle de náuseas, funcionando bem como remédio para enjôos matinais.
Além disso, ele também pode contribuir para o controle dos níveis de açúcar no sangue.
17. Beterraba
Rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, a beterraba também oferece uma boa porção de vitaminas e minerais como ácido fólico, ferro e potássio, podendo ajudar na melhora na saúde cardiovascular, na redução do risco de doenças crônicas, na digestão e no desempenho físico.
18. Feijões
Um dos alimentos mais tradicionais dos pratos dos brasileiros, os feijões são ricos em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e potássio.
Como benefícios, eles oferecem a regulação do açúcar no sangue, redução do risco de doenças crônicas e melhora na saúde cardiovascular e digestiva, além de promover saciedade e controle de peso.
19. Abóbora
“Rica em vitaminas A e C, fibras e minerais como potássio e magnésio, além de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios,ela ajuda na redução do risco de doenças crônicas e melhora a saúde ocular, a digestão e o sistema imunológico.
20. Maçã
A maçã é uma fruta poderosa, pois pode contribuir para a melhora da saúde cardiovascular, da digestão e do sistema imunológico, além de reduzir o risco de doenças crônicas. Isso tudo porque ela é rica em fibras solúveis e compostos antioxidantes, além de vitaminas e minerais como vitamina C e potássio.
21. Cranberries
Elas oferecem uma boa quantidade de compostos antioxidantes, fibras, vitamina C e minerais como manganês, que ajudam na redução do risco de doenças crônicas, melhora da saúde do trato urinário e da saúde cardiovascular, além de ajudar na prevenção de infecções.
22. Alho
Item básico e indispensável para tantas receitas, o alho tem compostos sulfurados, antioxidantes e anti-inflamatórios, contribuindo com a melhora da saúde cardiovascular, da imunidade e da saúde óssea, além de diminuir o risco de doenças crônicas
“O alho também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol, além de ser um antibacteriano natural”, ressalta Fernanda.
23. Couve-flor
“Rica em compostos antioxidantes, fibras e vitaminas e minerais como vitamina C e K, ácido fólico e potássio, ela ajuda na redução do risco de doenças crônicas e na melhora da saúde cardiovascular e digestiva, além de contribuir com a saúde óssea e com a prevenção de certos tipos de câncer.
24. Alho-poró
Este vegetal pode melhorar a saúde cardiovascular e digestiva, diminuir o risco de doenças crônicas e ainda colaborar com a saúde óssea e com a prevenção de certos tipos de câncer – benefícios que se dão pelas quantidades de vitaminas e minerais como vitamina C, vitamina K e folato, além de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, presentes nele.
25. Lentilhas
As lentinhas são ricas em fibras, proteínas, ferro, folato e outros nutrientes essenciais, e têm como benefícios a redução do risco de doenças crônicas e a melhora na saúde cardiovascular e digestiva, além de ajudar na manutenção de um peso saudável e na redução do colesterol.