Continua após publicidade

Revelando a ciência por trás da maquiagem que reage ao pH da pele

Testamos 3 produtos e te contamos os resultados de cada um

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 30 jul 2024, 14h11 - Publicado em 25 jul 2024, 19h00
maquiagem que reage ao pH da pele como funciona
Você já testou uma maquiagem que reage ao pH da pele? | (FRAN By Franciny Ehlke/Divulgação)
Continua após publicidade

Se você está sempre por dentro das tendências de beleza, já deve ter se deparado com as maquiagens que reagem ao pH da pele. Geralmente, esses produtos têm uma coloração verde e, ao serem aplicados, revelam um tom rosado ou avermelhado, criando um efeito natural e personalizado.

Para entender como isso funciona, Boa Forma conversa com dois especialistas que, juntos, explicam a ciência por trás das maquiagens que reagem ao pH da pele. Entenda a seguir!

O que é o pH da pele?

De acordo com Thiago Martins, biomédico e mestre em Medicina Estética, o pH é uma medida que reflete a acidez ou a alcalinidade da superfície cutânea.

“É medido em uma escala de 0 a 14, sendo que valores abaixo de 7 indicam acidez e acima de 7 significam alcalinidade”, diz.

“A pele saudável, na maioria das vezes, possui um pH levemente ácido, entre 4,5 e 5,5. Esse nível de acidez é crucial para manter a barreira cutânea intacta e protegida”, completa ele.

Continua após a publicidade

O Dr. Lucas Miranda, dermatologista e fundador da Clínica Lucas Miranda, fala que o pH da pele pode variar de pessoa para pessoa. “Fatores como genética, dieta, ambiente e cuidados podem influenciá-lo”, conta o médico.

Como funciona a maquiagem que reage ao pH da pele?

As maquiagens que reagem ao pH da pele são desenvolvidas com ingredientes sensíveis às variações de acidez ou alcalinidade do ambiente em que são aplicadas.

“Quando esses produtos entram em contato com a pele, os componentes reativos respondem às variações de pH, resultando em mudanças de cor. Por exemplo, se a pele de uma pessoa tiver um pH mais ácido, a reação pode trazer uma tonalidade diferente comparada a uma pele com pH mais alcalino”, afirma o biomédico.

“Os ingredientes comuns utilizados em maquiagens que reagem ao pH incluem corantes que mudam de cor com variações de pH, como os compostos fluoresceína, fenolftaleína e bromocresol verde. Além disso, podem conter extratos botânicos e outras substâncias naturais que também respondem às mudanças no ambiente químico”, cita o dermatologista.

Continua após a publicidade

Testamos maquiagens que reagem ao pH da pele

Lip Oil Smart Girl Multifuncional - Pam By Pamella

Lip Oil Pam By Pamella Maquiagem que reage ao pH da pele

É um produto multifuncional que pode ser utilizando tanto nos lábios quanto nas bochechas. Conta com uma fórmula que reage ao pH da pele, promove hidratação imediata, garante efeito vinílico e possui um deslize perfeito. Não fica pegajoso e seus resultados apresentam durabilidade prolongada.

O que achamos: “O lip oil da marca Pam! By Pamella traz uma sensação quase imediata de lábios mais macios, hidratados e nutridos. Honrando o que promete, ele realmente deixa a boca com um efeito vinílico, oferecendo um aspecto espelhado e muito brilhante. Apesar de ser um produto com uma textura em óleo, não fica pesado e nem ‘gorduroso’ nos lábios. Seu aplicador grande ajuda a passá-lo de maneira uniforme e generosa, e a fórmula que reage ao pH da pele dá uma coradinha nos lábios. É um lip oil que, além de contribuir para lábios mais bonitos, também ajuda na saúde da pele delicada dessa parte do nosso corpo. A hidratação que ele entrega é duradoura e mantém os lábios protegidos ao longo do dia, mesmo em condições adversas como frio, vento ou ar seco. Também testei como blush e as maçãs do rosto ficaram rosadinhas e com um acabamento luminoso, sem obstruir os poros ou causar cravos e espinhas”.

Tattoo Gloss - Karen Bachini Beauty

Tattoo Gloss Maquiagem que reage ao pH da pele

Livre de crueldade animal, glúten e parabenos, o Tattoo Gloss, além de reagir ao pH da boca, tem uma textura vinílica brilhante e um acabamento tint. É enriquecido com ativos hidratantes, entre os eles, ácido hialurônico, manteiga de karité e pantenol.

O que achamos: “A durabilidade e a pigmentação do Tattoo Gloss foram os fatores que mais me surpreenderam. Parece que ele realmente faz uma tatuagem nos lábios, porque o tom que se revela após a reação com o pH da pele é intenso e permanece intacto mesmo após horas. Você tem a opção de aplicá-lo e utilizá-lo como um gloss ou então, para obter um efeito tint, deixá-lo agir por algum tempo nos lábios e, depois, retirá-lo. Como gloss, ele ‘gruda’ nos lábios, sendo que, mesmo após comer ou beber água, por exemplo, o aspecto brilhante ainda continua lá, sem a necessidade de retocar. No entanto, particularmente, o que mais ganhou meu coração foi o efeito tint maravilhoso que ele proporciona após ser removido. A cor fica linda e bem marcante e, por isso, acredito que o Tattoo Gloss é ideal para quem busca um acabamento natural, mas, ao mesmo tempo, impactante”.

Continua após a publicidade

Greenchilli Edição Limitada - FRAN By Franciny Ehlke

Green Chilli Maquiagem que reage ao pH da pele

O Greenchilli é uma edição limitada do LIPCHILLI, um gloss queridinho da FRAN By Franciny Ehlke. Sua composição possui ativos como manteiga de karité, vitamina E e ácido hialurônico, contribuindo para a saúde da pele da boca. Promete trazer hidratação e volume aos lábios logo após a aplicação. Reage conforme cada tom de pele e pH da boca e tem um aplicador perfeito, garantindo um acabamento mais bonito e uniforme.

“Fiquei feliz demais com o sucesso do Greenchilli, pois ele ficou do jeitinho que eu queria. Um gloss verde que deixa os lábios naturalmente rosados é demais! E ainda possui o ‘plus’ do efeito plump, que deixa os lábios mais volumosos, uma das características do Lip Chilli e das suas edições, todos sempre campeões de vendas da minha marca. Mas, o principal destaque é que estamos falando de um gloss que reage ao pH da boca, deixando um tom único em cada pessoa e um acabamento maravilhoso!”, comemora Franciny Ehlke.

O que achamos: “Ao contrário do que parece, o gloss não fica verde nos lábios. Após alguns segundos da aplicação, ele começa a reagir ao pH da pele e uma corzinha aparece – no meu caso, apareceu um rosa bem discreto e natural, exatamente do jeito que eu gosto. Ele traz sim uma sensação de ardência, porém não é algo insuportável. Na verdade, é um formigamento suave que alivia rapidamente. Em relação ao volume dos lábios, senti que o Green Chilli proporcionou um leve aumento, nada muito exagerado. A textura realmente não é pegajosa e nem grudenta, garantindo um brilho bonito sem comprometer o conforto. Além disso, promove um resultado duradouro e, mesmo após retirar o gloss, percebi que meus lábios continuaram com um tom coradinho. Virou um dos meus glosses favoritos, com toda certeza!”.

Publicidade