Se você está em qualquer rede social já deve ter visto vídeos lindos de pessoas fazendo a sua xícara matinal de matchá. A bebida, de cor verde, pode parecer estranha à primeira vista, mas é um fato que as imagens bem-editadas e a combinação com leites vegetais dá água na boca.
O QUE É MATCHÁ?
Esse é um tipo de chá feito com as folhas mais jovens da mesma planta que oferece o chá verde e o chá preto, chamada Camellia sinensis. As folhas recém-nascidas são protegidas do sol (ou seja, são cultivadas na sombra por até 30 dias) e depois transformadas em pó. O resultado é um chá com maior concentração de cafeína, teanina e clorofila.
Existem muitas maneiras de consumir matchá (até mesmo em bowls deliciosos no café da manhã), mas uma coisa é certa: inúmeros estudos ligam essa bebida a um organismo mais funcional e equilibrado – ou seja, os benefícios são muitos e comprovados cientificamente!
Antes que você pergunte, já adiantamos: o gosto da bebida pode, sim, ser mais amargo, uma vez que é naturalmente bem intenso, mas quanto maior a qualidade do pó utilizado, mais doce o chá fica. Ah, e fica a dica: os melhores períodos do dia para o consumo da bebida são de manhã e à tarde, segundo Carol Maretto, nutricionista da Clínica Aguillera, já que, dentre os seus benefícios, estão geração de foco, energia e concentração.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MATCHÁ?
Mais cafeína, teanina, clorofila… Você se perguntou porque essa informação importa, quando falamos de matchá e os seus efeitos na saúde?
“O matchá possui altas concentrações de L-theanina (alto poder de concentração e foco mental), ajuda no combate de estresse mental, tem função revitalizante (sabe aquele sono da tarde? Ele ajuda também), antioxidante (na redução do estresse oxidativo) e anti-envelhecimento precoce”, explica. “Além de tudo, é um excelente diurético, ajudando na diminuição da retenção de líquidos.”
Vamos entender melhor sobre os benefícios do matchá? Vem com a gente:
Combate os radicais livres
Os radicais livres são os grandes vilões da aparência jovem. Eles são os responsáveis pelo estresse oxidativo das células, causando o envelhecimento precoce e outras doenças, algumas crônicas. O matchá, por sua vez, é rico em catequinas, uma classe de compostos vegetais que funcionam como antioxidantes naturais, combatendo os radicais livres.
Aumenta a concentração e o raciocínio
Se você precisa de concentração e foco… que tal trocar o café pelo matchá? A bebida é rica em cafeína que, já sabemos, ajuda a nos manter em estado de alerta. Ao mesmo tempo, é abundante em L-teanina, que relaxa e promove a sensação de bem-estar. Isso significa que ao beber uma xícara de matchá, por exemplo, você ficará mais alerta, mas também relaxado – a combinação perfeita para a prática de exercícios físicos ou atividades que exigem mais concentração.
Auxilia na perda de peso
É isso mesmo: como o matchá atua diretamente no funcionamento do metabolismo, fazendo o corpo trabalhar melhor, ele também facilita a perda de peso. Alguns estudos mostram que a bebida não só aumenta a queima de gordura, como também o gasto energético.
Ajuda na prevenção de doenças
Pelo menos, do diabetes tipo 2 e alguns tipos de cânceres. Um estudo da Universidade de Ciências Médicas do Teerã comprovou o efeito positivo do consumo da bebida, algumas vezes ao dia, na prevenção do diabetes tipo 2. Outros mostram a relação das catequinas presentes no matchá com a sua ação anticâncer.